quinta-feira, 31 de março de 2011

ALUNO DO 6º ANO CRIA BLOG

O aluno Guilherme de Oliveira do 6º Ano D criou um blog que trata de desafios matemáticos e lógicos. Na qualidade de seu professor de matemática, quero lhe dar os parabéns pela iniciativa e deixar registrado meu orgulho por saber de sua afinidade com a matéria.

Para conhecer o Blog, acesse: http://www.matematicaelegal-matematica.blogspot.com/

HUMOR - HAJA FÉ

A mãe sabia que seu filho não gostava de nada que tivesse a ver com religião. Por isso, assustou-se ao ver Pedrinho ajoelhado em seu quarto, com as duas mãos juntas e expressão fervorosa.
Curiosa, ela perguntou:
__ Por que você esta rezando, filho?
E Pedrinho respondeu:
__ Para o Rio Amazonas ir para Bahia!
Espantada, a mãe pergunta:
__ Rio Amazonas ir para Bahia? Para que você pediu isso, se moramos em São Paulo?
E Pedrinho responde:
__ Porque foi o que eu coloquei na prova de geografia!

Texto disponibilizado pela aluna Ana Paula Borgatto - 9º Ano A

Trabalho de ciências dos alunos dos 7º anos - Modelos de vírus









segunda-feira, 28 de março de 2011

GOSTO DE ESTUDAR

Jonas Alves de Araújo
Um bom lugar para estudar
Se aqui fosse uma casa
Gostaria de aqui morar.

Professores, coordenadores, inspetores e diretores
Todos juntos para melhorar nosso aprendizado
Mas meu preferido é o professor Gilberto
Que é por todos os alunos muito amado.

As vezes alguns alunos não param de falar
Mas com estes ótimos professores
Não consigo parar de estudar.

A minha escola é linda demais
Mas às vezes não é,
Pois alguns travessos bagunçam demais

Eu amo meus colegas, professores e todos os demais
Mas o que realmente gosto
É estudar demais...

Texto da aluna Clara Thereza Garcia - 7º Ano C

A SÍNDROME DE PORCO

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele insistiu até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:
___ Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
O porco escutava toda a conversa.
No dia seguinte deram o medicamento e foram embora.
O porco se aproximou do cavalo e disse:
___ Força amigo! levanta daí.
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
___ Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer!
No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse:
___ Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
___Cara, é agora ou nunca, levanta logo!Coragem!Vamos!Vamos!Isso, devagar!Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, agora mais depressa vai... Fantástico!Corre, corre mais!!! Você venceu campeão!
Então de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
___Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa..."Vamos matar o porco!"
Isso acontece com frequência em qualquer ambiente (trabalho, escola, casa...). Ninguém percebe, quem é a pessoa que tem o mérito pelo sucesso ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam.

"Não viver em função de reconhecimento é uma arte", afinal quantas vezes fazemos o papel do porco amigo?O que é mais importante ser uma pessoa de valor ou uma pessoa de sucesso?

Texto disponibilizado e postagem solicitada pela aluna Jiovana Vivian Rodrigues - 8º Ano C

Reportagem sobre o Projeto JCC

domingo, 27 de março de 2011

Adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo.

Não o medo que paralisa e gela,

estátua súbita,

mas

              esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz

                 o jovem felino seguir para a frente farejando o vento

ao sair, pela primeira vez, da gruta,

                                     Medo que ofusca: luz!

                                            cumplicemente,

as folhas contam-te um segredo

velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova!

A vida é nova e anda nua

vestida apenas com teu desejo!


Mario Quintana

Adolescência

A adolescência é um período de nossa vida em que passamos por muitas mudanças. Mudanças físicas e comportamentais. Não somos adultos; não somos crianças. O que antes era muito interessante vai deixando de ser, e aquilo que você nem percebia, ganha grande importância. Surgem dúvidas, dilemas e até alguns medos. Não entendemos direito o que está se passando. Ora sentimos vontade de estar sozinhos, ora queremos estar com os amigos. Ora estamos confiantes, ora temos dúvidas e medos. Esta mistura de sentimentos é comum na adolescência. E não é o fim do mundo! Nunca estamos prontos; vivemos em permanente transformação e todos já passaram, estão passando ou vão passar por esse turbilhão chamado adolescência.


Professora Shelly

O BRASIL NA ERA DO CONHECIMENTO

 Fonte: http://www.matematiques.com.br/

sábado, 26 de março de 2011

Observe as palavras proferidas pelas pessoas e poderá inferir a respeito do que pensam sobre você.

CONCURSO DE DESENHO - ESCOLA DO MEIO AMBIENTE

A Escola do Meio Ambiente - EMA está realizando um concurso de desenho com caráter cultural, destinado a alunos de 6 a 14 anos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Botucatu/SP. Para participar os alunos devem observar os seguintes itens:

TEMA: "O lugar de Botucatu que eu quero ver preservado"

CATEGORIAS DE PARTICIPANTES:

a) Categoria I - alunos do 1º ano;
b) Categoria II - alunos do 2º ano;
c) Categoria III - alunos do 3º ano;
d) Categoria IV - alunos do 4º ano;
e) Categoria V - alunos do 5º ano;
f) Categoria VI - alunos do 6º ano;
g) Categoria VII - alunos do 7º ano.

DAS INSCRIÇÕES:

a) Os desenhos deverão ser enviados no período de 16/3 a 30/03;
b) Cada desenho deve conter o nome completo do aluno, ano, categoria, nome da escola e nome do(a) professor(a);
c) Não serão aceitos desenhos que já tenham sido publicados, exibidos em público ou premiado.

DO DESENHO

a) Cada criança poderá participar com apenas um desenho;
b) O desenho deverá retratar a ideia central e ter pertinência com o tema;
c) Deverá ser feito em uma única folha de papel sulfite branco, modelo A4;
d) Os desenhos enviados deverão ser coloridos, feitos com lápis de cor, giz de cera ou aquarela;
e) O verso da folha deverá conter a identificação do aluno (nome, data de nascimento, ano que está cursando, endereço, telefone para contato, nome do(a) professor(a), nome da escola);
f) Os desenhos deverão ser enviados para o endereço: Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176 - Centro - CEP: 18600-311, aos cuidados da Escola do Meio Ambiente;
g) Os desenhos não serão devolvidos;
h) A Escola do Meio Ambiente tem totais direitos sob o material enviado;
i) Os desenhos, poderão fazer parte de exposição itinerante e/ou outros eventos, a critério da comissão organizadora.

DA AVALIAÇÃO E DO JULGAMENO

a) A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão de pessoas credenciadas na área de artes, levando-se em consideração: criatividade, originalidade e coerência temática;
b) Os desenhos que não estiverem de acordo com a regras serão desclassificados;
c) As decisões da comissão julgadora são soberanas, delas não cabendo recurso em qualquer instância.

PRAZOS/CRONOGRAMA:

a) Lançamemto do concurso: 09/03/2011;
b) Entrega dos desenhos: 16/03 a 30/03;
c) Seleção e Classificação: 04/04 a 08/04;
d) Divulgação dos resultados: será divulgado posteriormente às escolas;
e) Premiação: a data de premiação será combinada com a direção da escola onde o aluno premiado estuda.

DO RESULTADO

a) O resultado será divulgaodo no site www.botucatu.sp.gov.br/ema. Informações complementares poderão ser solicitadas pelo telefone (14)3813-9251, de segunda a sexta feira, das 9h às 17h;
b) Os vencedores serão comunicados diretamente pela organização do concurso.

DA PREMIAÇÃO

a) O primeiro colocado de cada categoria irá ganhar um kit de desenho.

Relação de alunos que participarão do Projeto Caratê nas Escolas

ALUNOS DE 4º e 5º ANOS QUE ESTUDAM DE MANHÃ
Horário dos treinos: 13h10 às 14h20

Andressa Caroline dos Santos Fidêncio - 4º A
Isabela Cristina dos Santos Fidêncio - 4º A
Matheus Justino da Rocha - 4º A
Rafaela de Almeida Ribeiro - 4º A
Vitória Simões da Silva - 4º A
João Vitor Lima da Cunha - 4º A
Jeferson Aparecido Santos Mendes - 4º A
Nathalya Soares da Silva - 4º B
Nathan Caike Antonio - 4º B
Raissa Yasmin da Silva - 4º B
Matheus Eduardo Santos Bernardo - 4º B
Laura Sardinha Ramos - 4º B
Nikolas Yan Datrino Neves - 5º B
Guilherme de Oliveira - 5º A
Talia Rosman Ribeiro - 5º B
Izadora de Oliveira Ramos - 5º B
Renan Henrique Messias - 5º B
Matheus Ranielli Messias - 5º B
Carla Cristina Rodrigues Anselmo - 5º B
Nathalia Gabrieli Olímpio - 5º B

ALUNOS DE 4º e 5º ANOS QUE ESTUDAM A TARDE
Horário dos treinos: 7h40 às 8h50

Letícia Feliciano Dalan - 5º C
Jaqueline Cristina Ferreira - 5º C
Leonardo Pedroso Albuquerque - 5º C
Adrian Wilson Nascimento Oliveira - 5º C
Abner Junior Rosa - 5º C
Isabella Cristina Polo - 5º C
Gabriel Luiz Zanatta - 5º C
Vinicius Candido - 5º C
Lucas Guerreiro de Souza - 5º C
André Augusto Ferreira Ierick - 5º C
Carlos Daniel Garcia - 5º C
Vitor Augusto Bezerra Carneiro - 4º C
Maylon Rodrigues de Oliveira - 4ºC
Bruno Henrique da Silva Viana - 4º C
Matheus Santos Vieira - 4º C
Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira - 4ºC
Luiz Felipe Duarte Tavares dos Anjos - 4º C
Fabio Aparecido de Campos Junior - 4º C
Wanderson de Freitas Cavalcanti - 4ºD
Petherson Emanuel dos Santos Amaral - 4ºC

ALUNOS DE 12 a 16 ANOS QUE ESTUDAM DE MANHÃ
Horário dos treinos: 16h00 às 17h10

Vitoria Gabriele de Jesus - 7ºA
João Vitor Perger Martins - 7ºA
Thainara Yeon Jin Batista de Souza - 7ºA
Daniel Duarte Tavares - 7ºB
Guilherme Teixeira - 7ºB
João Pedro Bernardo de Oliveira - 7ºB
João Vitor Cesar Barbosa - 8ºA
Rebeca Faria Marino - 8ºA
Ana Caroline de Oliveira Torres - 8ºA
Sthefany Ramos - 8ºA
Aline Galdino Chaves - 8ºA
Marcos de Oliveira Junior - 8ºA
Ana Beatriz de Oliveira Torres - 8ºB
Jéssica de Paula Olímpio - 8ºC
Carlos Eduardo Martins Filho - 8ºC
Maria Julia Dezopapa Vieira Santos - 8ºC
Amanda Silveira - 8ºC
Mariana Conceição - 8ºC
Jessica Paola Pereira - 8ºC
Raphael Nascimento Silva - 8ºC

ALUNOS DE 12 a 16 ANOS QUE ESTUDAM A TARDE
Horário dos treinos: 10h30 às 11h40

Nícolas Luan Scolastrici - 6ºD
Leonardo Samuel Dalan - 6ºD
Letícia Aparecida da Silva Bernardo - 6ºD
Natalia Maria Honorio Vieira - 6ºE
Isabela Santos da Silva - 6ºE
João Lucas Martins Folgueiral - 6ºE
Ana Claudia da Silva Moraes - 7ºD
Vitor Cassio dos Santos  7ºD
Robert Alessandro Pereira da Silva - 7ºD
Luan Gabriel de Andrade - 7ºD
Willian José Ribeiro Junior - 7ºD
Pedro Henrique Rossetto Pascucci - 7ºD
Kemely Luana Campos Bezerra - 7ºD
Inara Bardini de Almeida - 7ºD
João Matheus de Oliveira Neto - 7ºD
Jefferson Mario Santos Alvarenga - 7ºD
Mateus Henrique Marconi - 7ºD
Clara Thereza Garcia - 7ºD
Helio Rubens Maia Silveira - 7ºE
Nilson Amaro Correia - 7ºE

quinta-feira, 24 de março de 2011

O QUE É LIBRAS?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais é o meio de comunicação ideal para os surdos. Com ela, a pessoa usa sinais para definir elementos no espaço ao redor de seu corpo. Seus movimentos e suas expressões faciais seguem regras gramaticais específicas.
Trata-se portanto, de uma língua visual que possibilita transmitir informações aos olhos. De fato, quase todo movimento que um surdo faz com as mãos, o corpo e a face enquanto sinaliza, tem significado. As expressões faciais não são feitas apenas para causar impacto dramático, são parte importante da gramática da língua de sinais.

CARINE BERINI

segunda-feira, 21 de março de 2011

BLOG

A palavra "Blog", redução de web log, foi criada em 1997 para designar sites cuja estrutura dinâmica e interface amigável facilitam a publicação imediata de textos, imagens e sons, sem a mediação de webmasters ou especialistas em tecnologia. Sua estrutura favorece a ordem cronológica, cabendo ao post mais recente o lugar de destaque no topo da lista de postagens.
Atualmente há milhões de blogs em atividades na internet e sobre os mais variados temas. Tem-se atribuído um papel importante aos chamados "blogueiros" na mídia de hoje, veiculando informações exclusivas e conteúdos que dificilmente seriam publicados em veículos de expressão, seja por razões ideológicas ou por serem de interesse muito específico.
Educadores e especialistas em linguagem são unânimes ao afirmar que o cultivo de um blog pessoal traz benefícios às habilidades de escrita e leitura. (REVISTALINGUA, pag. 32, ano 5, nº 64, fev/2011)
Portanto pessoal, que tal participar deste blog enviando conteúdos para postagens, ou até mesmo, criar seu próprio blog e indexar ao da escola.

sexta-feira, 18 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada de seu país na Primeira Guerra Mundial.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho.
Em  25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 mulheres. Os seus patrões fecharam a frabrica e atearam fogo, por que as mulheres ameaçavam fazer uma revolta, por melhores condições de trabalho e melhores salários.  
Aluna Mariane Cardoso dos Reis – 9º Ano C

CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a Escola Jonas Alves está oferecendo 35 vagas para um curso de profissionalização em agricultura e pecuária. Este curso é gratuito e oferecerá certificação de qualificação profissional. As aulas terão início em abril e serão ministradas de segunda à sexta feira no horário das 13h30 às 16h30. A idade para ingresso varia entre 14 e 18 anos. A prefeitura disponibilizará transporte e alimentação para os alunos. Os interessados devem procurar a secretaria da escola para efetuar sua inscrição.



terça-feira, 15 de março de 2011

CRESCER

O sorriso do palhaço
No palco da infância

Faz lembrar da inocência

A alegria da criança

O brado de rebeldia
Impregnado de influência
Revela os traços comuns
Da estação adolescência

O olhar de seriedade
Mostra o peso da idade
Que a jornada adulta
Ao homem estipulou

Na voz da experiência
Reside a sabedoria acumulada
De uma velhice iluminada
Que a ciência da vida lhe outorgou.


Prof. Gilberto

segunda-feira, 14 de março de 2011

HOMENAGEM A 1ª TURMA DE FORMANDOS DA E.M.E.F. PROF. JONAS ALVES DE ARAÚJO

FORMATURA 9° ANO - 2010

Hino em homenagem à escola Jonas Alves

(Refrão)

Jonas Alves de Araújo
Patrimônio de Botucatu
És minha escola, meu orgulho!
Princesinha do Aracatu

Por muitos anos você nos educou
E seus valores nos ofereceu
Competindo você nos ensinou
Que devemos lhe defender
Na cultura e nos esportes
Temos certeza que haveremos de vencer

(Refrão)

É importante poder participar
Saber perder, porém, melhor é ganhar!
A vitória nós queremos lhe dar
E com coragem vamos conquistar
Por isso com muita vontade
De coração para você vamos lutar

(Refrão)

O nosso orgulho é a sua vitória
E a sua glória nós vamos alcançar
E com honra queremos disputar
O troféu nós vamos levantar
No pódium nós subiremos
E o teu nome para sempre há de brilhar

(Refrão)



Letra e Música
Prof. José Carlos de Oliveira Castro

OBS: ARACATU: antiga área rural do município que correspondia aos domínios da fazenda chamada de Aracatu e que com a expansão do espaço urbano veio hoje a constituir  a Vila dos Comerciários e  adjacências.

QUAL É A SUA PARTE ?

O bom desempenho de uma escola está ligado ao compromisso de todos. É impossível obter êxito quando pessoas envolvidas no processo pedagógico resolvem não fazer a parte que lhe é devida.
Quando se pensa no pedagógico, é bom lembrar que não são apenas os professores e coordenadores responsáveis por isso. É estendido a todos, isto é, vai desde o agente de organização escolar, passando pela secretária, chegando à equipe gestora e sem sombra de dúvidas os pais que confiam seus filhos aos cuidados da escola, mas que também devem fazer a sua parte que é o de acompanhar, passar princípios, apoiar, elogiar e advertir quando necessário.
Os alunos estão inseridos neste contexto, é claro. É preciso que o empenho seja por parte deles também. Não é possível ficar satisfeito apenas com o que se aprende entre quatro paredes, é preciso ir além com horas de estudo em casa, pesquisas, leituras e tudo o que colabora para o crescimento intelectual.
É bom lembrar que conteúdo não é tudo. O que se espera nesse processo educativo é que haja a formação também de um ser humano melhor, pessoas que olhem para os lados, que sejam solidários, que falem a verdade, que hajam com honestidade. São alguns itens que estão sendo esquecidos e o resultado está aí: violência, morte, corrupção e injustiça.
A solução para este estado caótico é simplesmente fazer bem aquilo que nos vem às mãos, não importando a que categoria ou a que cargo se ocupa. Quando uma dessas peças falham, tudo fica comprometido.
Pensando assim, todos se beneficiam e para isso é preciso se converter, ou melhor, mudar a direção, ir em busca daquilo que é correto, do que é justo, do que beneficiará a todos e não apenas um.

Professora Kátia Lucas

DIFICULDADES DE ENSINAGEM

"O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mário Quintana)
As borboletas são um símbolo de beleza que surge do encontro entre cores, a leveza, a suavidade e a delicadeza. Símbolo da beleza fugidia, que dificilmente se alcança, pois escapa sempre alçando um voo com traçado incerto.
Esse quadro lembra um pouco o ensino em nossos dias. A difícil tarefa do professor, de educar em tempos de correria e competição acirrada. Tornamo-nos presas fáceis, seduzidas pela beleza das fórmulas mágicas, que nunca cumprem o prometem, e, uma após a outra, aumentam nossa ansiedade produzindo só vazio e incertezas.
Será que de tanto correr nos esquecemos de pequenas ações que são essenciais? Às vezes, olhamos tudo através de nossa ótica, como professores, adultos, já formados e nos esquecemos de ver as coisas como são percebidas pelo nosso aluno. Na correria, concentramo-nos na "produtividade" e nos esquecemos que "o essencial é invisível aos olhos". Deixamos de lado muita coisa que nos parecem menos importantes e que tomariam muito do nosso tempo. Aquilo que julgamos insignificante pode ser importante para o nosso aluno.
Esquecemos o essencial: relacionarmo-nos afetivamente com eles e entender que não se arruma o quarto de um jovem com ideias da casa daquela tia velha onde tínhamos que andar pisando em passadeiras e não podíamos tocar em nada com medo de sujar e quebrar.
Siga o conselho do poeta: Cuide bem do jardim, não deixe de lado o essencial que a beleza das borboletas lhe será acrescentada.

Prof. José Carlos Volpato

domingo, 13 de março de 2011

CAMPANHA - BULLYING

Bullying é um termo em inglês usado para descrever atos de violência física ou psicológica realizados de maneira repetitiva e praticados por um ou mais indivíduos. Divide-se em duas categorias: o direto, que é mais comum entre agressores do sexo masculino e o indireto, também conhecido por agressão social, é mais comum entre agressores do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizado por forçar a vítima ao isolamento social. O Bullying é praticado principalmente em escolas, sendo considerado uma das principais causas de suicídio entre adolescentes.

Texto de autoria das alunas Ana Carolina Tavares Barbosa e Luciana Bernardo, extraído da edição de novembro/2010 do JJA - Jornal Jonas Alves.

VÍDEO DA FEIRA CULTURAL - 2010

Aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro a primeira Feira Cultural da EMEF Prof. Jonas Alves de Araújo. A Feira surgiu da iniciativa da escola em divulgar à comunidade o trabalho realizado durante o primeiro semestre de 2010. Contou com exposições de trabalhos dos alunos de 1º ao 9º ano, palestras, oficinas e outras atividades desenvolvidas com a colaboração de Profissionais da Prefeitura Municipal e UNESP. Foi um grande sucesso graças ao envolvimento de toda a equipe escolar, principalmente dos alunos que monitoraram as exposições.