quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desenho Livre

Desenho do Aluno Robert Alessandro Pereira da Silva -  7ºD

JONAS ALVES ESPORTES

A Escola Jonas Alves classificou-se para a final estadual dos JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) em todas as provas do atletismo feminino e ainda duas provas no masculino. Destaque para a atleta Lorena, de apenas 11 anos, que venceu com folga a prova dos 1000 metros. No dia 5 de julho (terça), a escola Jonas Alves jogará a final regional do futsal feminino contra a equipe campeã da região de Sorocaba. Veja Algumas fotos:





terça-feira, 28 de junho de 2011

SAIU A 2ª EDIÇÃO DO JJA - JORNAL JONAS ALVES

"... Todo esforço não será em vão [...] acredita em teu trabalho e colherás o bom fruto de tua lavra..."

Com muita satisfação e orgulho, comunico a vocês, que está disponível na secretaria da escola a nova edição do nosso Jornal Escolar - JJA. Agradeço a todos que colaboraram para construção de mais esta edição, em especial, aos alunos que compõem a equipe do Jornal e aqueles que enviaram material para publicação. 

Um abraço,

Professor  Gilberto
2ª Edição do JJA

domingo, 26 de junho de 2011

Câmeras inibem a violência na escola?

A importância da biblioteca escolar

"Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de  aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico. A biblioteca trabalha com os educadores e não para eles ou deles isolados. Integrada à Comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu público leitor uma convivência harmoniosa com o Mundo das idéias e da informação" (FRAGOSO, 2006 citado por EDUCATU, 2011).


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ecos disformes

Para ler e refletir...

Por Maria Isabel Nogueira Tuppy

Ouviram do Tietê às margens pútridas
De um povo triste o grito suplicante
E som do desalento, em dobras múltiplas,
Velou o céu da Pátria nesse instante.

Se o senhor diz: Viva a igualdade!
Estará ao seu dispor o braço forte.
Se conquistamos a liberdade,
Entregamos o destino à própria sorte.

Ó vida amada
(Ameaçada)
Salve! Salve!

Brasil, de um sonho imenso a um corpo rígido
De dor, mas de esperança alguém se veste
Pra ter no seu sorriso fugaz brilho,
Negado a cada passo enquanto cresce.

E curva-se a gigante natureza,
Clama por alívio, ávido esforço
Pro teu futuro ter qualquer grandeza,

Terra adorada?
Entre outras mil
Serás, Brasil,
Ó Pátria, amada?
Se os filhos teus ao solo tornam vil?
Pátria amada,
Brasil?

Deixado eternamente em sonho esplêndido,
Ao breu do céu e ao som do mar imundo,
Figuras, ó Brasil, quintal da América,
Agonizante em nosso "Novo Mundo"!

Em tua terra desfalecida
O antigo lindo campo não floresce,
Nossos bosques perdem vida,
Nossa vida no teu seio esmorece.

Ó vida amada
(Ameaçada)
Salve! Salve!

Brasil, de horror eterno seja símbolo
A terra que se mostra degradada,
E diga um velho louco numa fábula:
"Justeza no porvir!" Sempre adiada.

E se ganha a injustiça a vara forte,
Verás que o filho teu não está imune
E teme e se entrega a própria morte

Terra aviltada!
Entre outras mil
Serás, Brasil,
Ó Pátria, amada?
Dos filhos d' outro solo és mãe servil?
Pátria dada,
Brasil?!

Fonte: Leituras de Brasil - [realização Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX]. São Paulo: Editora UNESP, 2001

terça-feira, 21 de junho de 2011

Festa Junina

Na Escola Jonas Alves houve a nossa festa junina,  que foi realizada no dia 11/06/2011. Na festa, aconteceram várias apresentações das crianças, teve também várias barracas de brincadeiras e jogos, tais como: pula-pula, pesca, caixa surpresa entre outros.


Comentário de uma aluna!
  • A aluna BARBARA relatou que foi muito divertido e que poderia ter eventos na escola muitas outras vezes.

Dificuldades de Aprendizagem da Matemática

Dificuldade com os cálculos nem sempre é falta de inteligência do aluno. Pode ser só um transtorno de aprendizagem – e, com ensino adequado, dá para aprender.

Por CAMILA GUIMARÃES

Desde que consegue se lembrar, a paulistana Luisa Andrade, que hoje tem 17 anos, não se entendia com os números. As aulas de matemática eram um suplício. Na 3a série, aos 9 anos, experimentou pela primeira vez a vergonha que a acompanharia até o ensino médio. Para tomar a lição dos alunos, a professora costumava pedir para que todos ficassem em pé em cima de suas carteiras e recitassem a tabuada. Só sentava quem acertava a sequência. Era uma tarefa impossível para Luisa, que sempre ficava por último, em pé, sozinha, exposta à risada dos coleguinhas.
Os anos se passaram e as situações constrangedoras foram se acumulando, tanto nas salas de aulas quanto em passeios com a turma de amigos. No cinema ou na lanchonete, Luisa nunca soube calcular o troco. Ou ver as horas. O pior momento foi no ensino médio. Durante uma aula de física, a professora pediu para que Luisa, que é loira e vestia uma blusa cor-de-rosa, resolvesse um problema na lousa. Luisa não foi capaz de escrever nada. Ficou lá parada por alguns minutos. A professora, então, disse a ela: “Pode voltar para sua carteira, Barbie”.
Luisa não é preguiçosa. Nem burra. Ela apenas sofre de discalculia, um transtorno de aprendizagem tão comum em salas de aulas quanto a dislexia (o transtorno de aprendizagem de leitura). Quem tem discalculia não possui habilidades matemáticas. Faltam noções de grandeza ou de valor dos números. Essas pessoas não conseguem fazer cálculos e nem sequer decoram a tabuada (leia abaixo o quadro com os principais sintomas). Pesquisas internacionais estimam que entre 5% e 7% da população mundial sofre desse transtorno. Os impactos afetam toda a sociedade. Segundo um estudo britânico, a discalculia gera um prejuízo anual ao país de 2,4 bilhões de libras (ou R$ 5,8 bilhões). Isso porque as pessoas com dificuldades matemáticas tendem a ganhar e gastar menos. Seriam mais propensas a ficar doentes e cometer crimes. Também demandam mais ajuda da escola.
Apesar disso, a discalculia é pouco conhecida. Parte do problema é resultado da tolerância nas escolas para as dificuldades com matemática. “Culturalmente encaramos como algo difícil mesmo”, afirma Thiago Strahler Rivero, pesquisador do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. “Muitos pais e professores não percebem que há um problema e os alunos podem chegar até a vida adulta sem saber que sofrem deste transtorno.”
Outro obstáculo é o diagnóstico complicado. É preciso uma equipe interdisciplinar, formada por fonoaudiólogo, neuropsicólogo, psicopedagogo e neuropediatra para identificar o transtorno corretamente. No Brasil, apesar da falta de números precisos, há consenso entre especialistas que os diagnósticos de discalculia começam a aparecer com mais frequência nos consultórios clínicos.
A história do diagnóstico de Luisa é ilustrativa. Sua mãe, Mônica Weinstein, é fonoaudióloga e doutora em comunicação humana, mas, até Luisa ter 13 anos, nunca desconfiou que ela tivesse discalculia. Foi a própria Luisa quem percebeu. “Estava assistindo a um documentário na TV que falava sobre transtornos de aprendizagem e de repente ficou claro que aquele era o meu problema”, diz Luisa. “Fui correndo contar para minha mãe.”
Os alunos com discalculia conseguem aprender matemática com atenção individual e técnicas de ensino especiais. Mas poucas escolas têm professores, estrutura, planejamento ou materiais adequados. A Escola Suíço Brasileira de São Paulo fez uma adaptação do conteúdo das aulas e até de materiais. “As atividades em sala de aula e a lição de casa precisam ser diferentes”, diz Birgit Möbus, psicopedagoga da escola. “O mais importante é não isolar esse aluno e cuidar de sua autoestima.”
A mãe de Luisa, Mônica, não teve a sorte de encontrar colégios preparados para educar a filha. O último sugeriu que a menina deixasse a matemática de lado. A menina já havia desenvolvido uma severa anorexia nervosa. Hoje ela estuda com tutores, em casa, e frequenta uma vez por semana o Instituto Individualmente, uma organização não governamental criada pela própria Mônica logo depois do diagnóstico da filha.
O instituto diagnostica e trata alunos com discalculia das redes pública e privada há dois anos. Um deles é Aline Alves Barbosa, de 15 anos. Sua mãe percebeu que poderia haver algum problema de aprendizagem quando ela tinha 12 anos. Durante meses, passou por fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas. Chegou a tomar remédio para tratar um possível deficit de atenção. No instituto, ela é atendida por especialistas em discalculia, que usam softwares importados desenvolvidos para quem não tem habilidades matemáticas. Com os programas, que concretizam os números e as operações matemáticas com imagens, ela aprendeu a ler as horas e a fazer algumas operações básicas, como somar e dividir. Aline ainda odeia as aulas de matemática da escola. “Minha professora atual não quer nem saber do meu diagnóstico”, diz Aline. “Ela explica a lição uma vez só e nunca mais.” Por isso, o desafio do Instituto Individualmente também é preparar as escolas para ensinar essas crianças.
Outros países já incorporaram isso à política oficial. Desde 2000, a Inglaterra investiu US$ 2,3 milhões em pesquisa. Outro tanto para desenvolver softwares para melhorar o aprendizado. Esses programas são usados nas escolas públicas. Segundo um levantamento feito pela consultoria KPMG e uma ONG britânica, essas ações custam caro, mas dão um retorno 12 vezes maior para a sociedade. É só fazer as contas.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI240637-15228,00-UM+PROBLEMAO+DE+MATEMATICA.html

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Escola Jonas Alves conquista o 3º lugar em Campeonato de Miniplanadores







No dia 18 de junho, nossos alunos Bruno, David, Leticia, Fernanda Basso, Matheus, Fernanda Camargo, João Vitor e Alysson participaram do Campeonato de Miniplanadores promovido pela Embraer, que foi realizado na cidade de São José dos Campos.


A competição foi composta por 22 equipes das cidades de Botucatu, Gavião Peixoto e São José dos Campos, e consistia na média entre os três melhores vôos de cada equipe, num total de 7 arremessos.

Nossa escola ficou com a terceira colocação na classificação geral.

Aqui seguem nossos sinceros agradecimentos a todos os alunos da equipe, aos colaboradores da Embraer: Thomaz, Sorriso e Carlão, a Diretora da escola, dona Mara, a secretária Luciane, a Secretaria Municipal de Educação, que forneceu todo o material para a confecção do miniplanador, enfim, a todos que auxiliaram neste projeto.


Equipe Jonas Alves

Curiosidade - Qual é o quarto estado da matéria?


É o chamado plasma gasoso. A melhor maneira de entendê-lo é acompanhar esta seqüência química: quando se aquece um sólido, ele vira líquido; quando se esquenta esse líquido, ele vira gás; quando o gás é aquecido, vira plasma. Em cada uma dessas passagens, a matéria ganha energia e o quarto estado é o mais energizado de todos. Muitas são as situações em que plasmas estão presentes. "O fogo, por exemplo, é um plasma", diz Alex Antonelli, do Instituto de Física da Unicamp. A ciência estuda esse estado com o objetivo de aprender a fazer a fusão nuclear. A energia atômica que conhecemos (da bomba ou das usinas nucleares) é produto da fissão: a divisão do núcleo do átomo. A fusão é o contrário: a junção de dois núcleos num só. O processo, ainda distante de ser equacionado, é visto como uma fonte inesgotável de energia para o futuro.
Há ainda um quinto estado da matéria, que ocorre quando os átomos são resfriados até os elétrons pararem de girar em torno do núcleo.

domingo, 19 de junho de 2011

Eduardo e Mônica - O filme



A história de amor mais cantada do Brasil virou filme.
Direção: Nando Olival
Produção: O2 Filmes / Criação: Agência Africa /
Realização: Vivo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cultura - Felipe Andreoli do CQC em Botucatu neste sábado




Com produção da Ferreira Eventos, o auditório do Colégio Arquidiocesano La Salle, recebe neste sábado (18), a partir das 20 horas, o Stand UP “Que História é essa?” com o repórter do programa CQC – Custe o Que Custar, Felipe Andreoli. No espetáculo, Felipe Andreoli foge da mesmice e adquire um formato de bate papo descontraído. Interagindo com a platéia e tira do baú divertidas histórias da infância, bastidores das emissoras de TV e ainda conta sua trajetória até os dias de hoje, onde é integrante do CQC – Custe o Que Custar, programa de sucesso da TV Bandeirantes.Tudo isso devidamente registrado e ilustrado no fantástico álbum de fotos que é aberto à platéia, trazendo assim uma apresentação interativa e cheia de risadas.


Para obter mais informações, acessem o site: http://www.culturaeteatro.com/ 


Fonte: http://www.acontecebotucatu.com.br/Cont_Default.aspx?idnews=6339&catnews=962

O Blog da Escola Prof. Luiz Tácito Virginio dos Santos

A escola Municipal Prof. Luiz Tácito está desenvolvendo um blog. Para conhecer, acessem o link: 


http://emefflamboyant.blogspot.com





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Visita a TV TEM - Bauru

A equipe do JJA - Jornal Jonas Alves (Nathalia, Pamela, Mayara, David, Talia, Ynaiê, Mariana e Letícia), visitou no dia 16/06/2011 a TV TEM de Bauru junto com o grupo de jovens do JCC (alunos das escolas Américo Virgínio e João Maria). Viram o funcionamento de cada setor de um jornal televisivo, e assim, os "principiantes a jornalista" ganharam mais uma experiência que os ajudarão na construção de nosso jornal. (texto adaptado do manuscrito de Mayara)
Veja algumas fotos:



















terça-feira, 14 de junho de 2011

Dica de Filme - Diário de um Banana








Diário de um Banana










Em Diário de um Banana Greg Heffley (Zachary Gordon) tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele, “normais”, sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: o ensino fundamental é a coisa mais idiota que existe. Mas tem um detalhe: ele registra toda a sua rotina na escola e também com a família em um diário.
  • Gênero: Comédia
  • Filme: Legendado ou Dublado
  • Tempo: 94 min.
  • Lançamento: 2010
Fonte: http://filmesmegavideo.net/diario-de-um-banana-legendado-online/

Assista o trailer:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

domingo, 12 de junho de 2011

Curiosidade - Desenhos 3D no asfalto

Desenhos 3D no Asfalto por Julian Beever


Julian Beever é um artista de rua inglês que utiliza a "Chalk art" (arte com giz) para criar ilusões de ótica em 3D (três dimensões). Ele também é conhecido como o "Picasso of Pavement"(Picasso do asfalto), porque utiliza como tela de pintura as calçadas e ruas de várias partes do mundo. Beever leva cerca de três dias para completar uma imagem. Utiliza uma técnica designada por anamorfose, onde é possível ter a sensação de que o desenho é tridimensional quando visto de um determinado ângulo. Veja alguns de seus desenhos:

Fonte: http://clege.blogspot.com
































Atividades na Biblioteca

O Bibliotecário Rogério Moraes, recebe os alunos da sala de alfabetização de adultos. Veja algumas fotos:






O amor é assustador: 12 fobias do Dia dos Namorados

Por Nayara Brante



12 de junho é a comemoração brasileira do Dia dos Namorados. Supostamente, a data deve propiciar um momento de amor e felicidade entre o casal, mas também pode gerar muita ansiedade. Do receio de ficar solteiro ao medo de chocolate, segue uma lista com 12 estranhas fobias do Dia dos Namorados:
1 – FOBIA DE COMPROMETIMENTO
Se você não consegue manter um relacionamento por mais de um mês e se identificou prontamente com essa fobia, não se engane: você não tem nenhuma doença, a fobia do comprometimento é um nome inventado. No entanto, pessoas que temem estar em um relacionamento podem sofrer de uma fobia séria e real: o medo do amor. Para algumas delas, a simples suspeita do sentimento já é suficiente para desencadear uma série de reações.
2 – METROFOBIA
Se você planeja escrever um lindo poema para a sua musa inspiradora, certifique-se que ela não sofre de metrofobia: ódio de poesias. Ou então se a aversão vem de você mesmo, o melhor é contratar um escritor anônimo que faça o “serviço sujo” no seu lugar.
3 – FOBIA DE CHOCOLATES
Uma linda e deliciosa caixa de bombons em forma de coração pode ser um presente muito romântico – ou muito horripilante, caso o presenteado tenha fobia de chocolates – o que inacreditavelmente pode existir…
4 – ERITROFOBIA
Essa fobia é bastante comum entre aqueles que pretendem aproveitar o Dia dos Namorados para se declarar a alguém. A eritrofobia, ou medo de ficar corado, faz com que a pessoa se sinta extremamente envergonhada e consciente de suas bochechas vermelhas. É um círculo vicioso.
5 – FILEMAFOBIA
Qualquer um que já tenho tido uma experiência particularmente ruim pode compreender essa fobia: o medo de beijar ou ser beijado.
6 – CARDIOFOBIA
Mandar um grande cartão vermelho em forma de coração para alguém com cardiofobia, ou o medo patológico de problemas relacionados com o coração, pode ser uma piada de muito mau gosto.
7 – ANTOFOBIA
O que pode ser mais ameaçador do que um buquê de flores? Se você sofrer de medo ou aversão à planta, conhecido como antofobia, a resposta é nada. Mesmo que sem os espinhos, uma única rosa vermelha pode gerar muita ansiedade.
8 – FOBIA DE TER SUA PELE TOCADA
A fobia de ser tocada por outras pessoas com certeza fará com que muitos se sintam extremamente sozinhos no Dia dos Namorados, privados até mesmo de um simples abraço.
9 – MEDO DE VELAS
Se quiser criar um clima especial com essas pessoas, melhor optar pelas luzes artificiais. Em geral, essa fobia acomete homens e mulheres que sofrem com fortes dores de cabeça, alergia a aromas químicos ou queimaduras de cera quente causados por vela.
10 – ANUPTAFOBIA
O medo de ficar solteiro pode levar homens a uma busca desenfreada por garotas, em bares e boates. Mas você, leitor espertinho que viu esse artigo, melhor não usar essa fobia verdadeira como desculpa esfarrapada.
11 E 12 – ORNITOFOBIA E APIFOBIA
Os dois últimos vêm juntos: o medo de pássaros e o medo de abelhas, respectivamente. Um representa a ameaça de ser “atingido” pelas aves, e o outro de ser picado. Para essas pessoas, nada de encontros ao ar livre, em parques e praças.
Fonte:  http://hypescience.com/o-amor-e-assustador-12-fobias-do-dia-dos-namorados/