quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROJETO SEMEAR

SAIU A 3ª EDIÇÃO DO JJA - JORNAL JONAS ALVES

A partir do dia 30/09 será distribuída a terceira edição do JJA - Jornal Jonas Alves. Registro aqui meus agradecimentos a todos que contribuíram com a construção de mais esta edição. 

3ª Edição - Publicada em 30/09/2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

IMIGRANTES

A história em quadrinhos abaixo, representa as ilusões do imigrante que vinha para o Brasil trabalhar nas fazendas pelo sistema de parceria e a realidade por ele aqui encontrada.
Fonte: ANGELI; SCHWARCZ,  Lilia  Moritz. Cai o império!República vou ver! São Pulo:  Brasiliense,  s/d.  p. 45 - 47



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Charge - Para refletir

Fonte: Angeli. In: Dimenstein, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos  no Brasil.  São Paulo: Ática, 2002

DESENHO LIVRE

Desenho da aluna Beatriz C. Oliveira de Andrade - 6ºE

domingo, 25 de setembro de 2011

JONAS ALVES ESPORTES

DESEMPENHO DA ESCOLA PROF. JONAS ALVES DE ARAÚJO

PROVA DE 100 METROS RASOS FEMININO “B”
1º lugar – Lorena Cristina de Andrade
2º lugar – Sabrina Alexandra C. Lima
PROVA DE 1000 METROS RASOS MASCULINO “B”
2º lugar – Felipe Augusto Ramos Silva
3º lugar – Jean Carlos Almeida
PROVA DE 100 METROS RASOS FEMININO “B”
1º lugar – Mariana Cassimiro Martins
2º lugar – Kemily Luana Campos Bezerra
PROVA DE 100 METROS RASOS MASCULINO “B”
6º lugar – Willian Gabriel Rossi
PROVA DE 400 METROS RASOS FEMININO “B”
1º lugar – Sabrina Alexandra C. Lima
2º lugar – Tainara Cristina Nunes
SALTO EM DISTÂNCIA MASCULINO “B”
3º lugar – Bruno Sabatini de Oliveira
4º lugar – Daniel Marcos Pires Pinto
SALTO EM DISTÂNCIA MASCULINO “C”
3º lugar – Davi Felipe Rossi
5º lugar – Pedro Henrique R. Pascucci
SALTO EM ALTURA FEMININO “B”
1º lugar – Sabrina Alexandra C. de Lima
3º lugar – Mariane Cristina M. Fernandes
SALTO EM ALTURA MASCULINO “B”
3º lugar – Vitor dos Santos Dias Almeida
ARREMESSO DE PESO FEMININO “B”
1º lugar – Larissa Carolina de Andrade
5º lugar – Evelyn Peralha de Souza
SALTO EM DISTÂNCIA FEMININO “C”
4º lugar – Nayla Suelen de O. Camargo
SALTO EM ALTURA MASCULINO “C”
1º lugar – Ricardo Silva C. Soares
ARREMESSO DE PESO FEMININO “C”
5º lugar – Dara dos Santos
PROVA DE 400 METROS RASOS FEMININO “C”
3º lugar – Izabella C. da Silva
PROVA DE 400 METROS RASOS MASCULINO “C”
3º lugar – Davi Felipe Rossi
5º lugar – Jairo Augusto dos Santos
SALTO EM DISTÂNCIA FEMININO “B”
1º lugar – Mariane Cristina M. Fernandes
6º lugar – Nicole Egilio de Oliveira
ARREMESSO DE PESO MASCULINO “B”
3º lugar – Altair Santana Filho
REVEZAMENTO 4x100 FEMININO “B”
1º lugar – Kemily/Ana/Sabrina/Mariana
REVEZAMENTO 4x100 MASCULINO “B”
1º lugar – Felipe/Bruno/Daniel/Willian
REVEZAMENTO 4x100 FEMININO “C”
4º lugar – Isabela/ Barbara/Nayla/Natasha


VEJA ALGUMAS FOTOS:




















quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Físicos europeus descobrem partículas mais rápidas que a luz

Pesquisadores do Cern dizem ter encontrado neutrinos que desafiam a teoria da relatividade de Einstein

Físicos anunciaram esta quinta-feira (22) que partículas subatômicas denominadas neutrinos podem viajar mais rápido que a luz, uma descoberta que, se comprovada, seria inconsistente com a teoria da relatividade de Einstein.Em experimentos feitos entre o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça, e um laboratório na Itália, as minúsculas partículas foram cronometradas a uma velocidade de 300.006 km/seg, sutilmente mais rápido do que a velocidade da luz, afirmaram os cientistas.

“Dá uma sensação de que tem alguma coisa errada, que isso não pode estar acontecendo,” disse James Gillies, porta-voz do Cern. Ele afirmou que os resultados surpreenderam tanto os pesquisadores da institução que eles pediram que outros colegas verificassem suas medições antes de anunciar de fato a descoberta.”Eles estão convidando a comunidade mundial da Física a examinar minuciosamente seu trabalho, e idealmente, conseguir que alguém repita os resultados,” afirmou.

A equipe do acelerador de partículas do Fermilab, nos Estados Unidos, já se comprometeu a iniciar esse trabalho. “É um choque,” disse o chefe do grupo de Física Teórica do Fermilab, Stephen Parke, que não fez parte da pesquisa na Suíça. “Vai nos causar um monte de problemas, isso é fato. Se é que é mesmo verdade”.

O Fermilab conseguiu resultados semelhantes em 2007, mas a margem de erro era tão grande que minimizou sua importância científica.

Outros cientistas de fora do Cern mostraram ceticismo. O chefe do departamento de Física da Universidade de Maryland chamou a descoberta de “tapete voador”, algo fantástico demais para ser crível.

O Cern afirma que um raio de neutrinos (conhecidos por ser uma das partículas mais estranhas da Física moderna) disparado de Genebra para um laboratório na Itália a 730 quilômetros de distância viajou 60 nanossegundos mais rápido que a velocidade da luz, com uma margem de erro de 10 nanossegundos. Mas como as implicações do experimento são importantes, os cientistas passaram meses checando e rechecando seus resultados para garantir que não houve erros e falhas na experiência.

“Não achamos nenhum erro que pudesse explicar este resultado,” afirmou Antonio Erediato, físico da Universidade de Berna, na Suíça, que esteve envolvido na experiência, chamada de OPERA.

Além do Fermilab, nos Estados Unidos, outro centro de pesquisa que pode replicar a experiência é o T2K, no Japão, que no momento está desativado por conta do terremoto de 11 de março.

Mas os cientistas concordam que se os resultados forem confirmados, eles vão forçar uma revisão completa das leis da física.

A Teoria da Relatividade de Einstein, que diz que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz é a base de toda a física moderna, afirmou John Ellis, físico do Cern que não esteve envolvido na experiência. “Funcionava perfeitamente até agora”, ressaltando que os pesquisadores do OPERA podem ter a responsabilidade de explicar como neutrinos mais rápidos que a luz não foram descobertos até agora. “Se for verdade, é uma descoberta tão fantástica, mas tão fantástica, que temos que ser cuidadosos até confirmá-la”.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fisicos-europeus-descobrem-particulas-mais-rapidas-que-a-luz/n1597223663198.html


CURIOSIDADE - A HIPÓTESE DE GAIA

Jaimes Lovelock (1919 -)

Inglaterra - 1972

“A terra funciona como um superorganismo.”

Segundo Lovelock, a vida e o meio ambiente são duas partes de um único sistema. A vida promove e mantém condições adequadas para si mesma afetando o ambiente da Terra. Se o sistema estiver seriamente danificado, ele pode consertar-se. Qualquer espécie que afete o meio ambiente de forma nociva está condenada, mas a vida continua.

A hipótese de Gaia (nome sugerido pelo romancista Willian Golding – O Senhor das moscas, 1954) tem muitos oponentes porque não se adapta à ideia de evolução de Charles Darwin (1809-1882), onde todas as espécies atualmente existentes evoluíram de formas mais simples de vida através de um processo de seleção natural.

Fonte: VERMA, Surendra. Ideias geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. [tradução Carlos Irineu da Costa]. 2. ed. Belo Horizonte: Gutemberg Editora, 2011.

Apresentações do 5º Ano A - 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CORRENTE DO BEM

Por Fernanda Gomes Camargo

Professora Kátia Generoso

Era uma vez uma senhora chamada Ione Seitsuko de 80 anos de idade. Tinha um casal de filhos gêmeos, três netos e dois bisnetos. Vivia em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, onde recebia constantemente a visita de seus bisnetos. Em uma dessas idas e vindas, D. Seitsuko resolveu contar um pouco de suas experiências de vida, a fim de que pudessem comparar os valores de antes com os de hoje. Eles se sentaram e começaram a ouvir, atentamente:

“Há cerca de 60 anos atrás, quando tinha 12 anos, a vida em minha terra era muito tranqüila, meus pais e parentes eram agricultores e sobreviviam vendendo verduras e hortaliças. Poço dizer até que vivíamos no paraíso, as pessoas eram generosas, solidárias, agiam com coleguismo, bem diferente do que vemos nos dias de hoje.”

Iuri, irmão mais velho dos bisnetos, perguntou à avó:

“Vovó, a senhora viveu na época da Segunda Guerra Mundial e presenciou toda aquela tragédia. A senhora acredita que as pessoas que fizeram aquilo pagarão por seus atos?

“Filho, todos nós erramos, uns mais outros menos, mas todos merecem a chance de serem perdoados, caso nos arrependamos. Confesso que a revolta é grande, pois milhares de pessoas inocentes tiveram seu sangue derramado, e tudo isso em vão. É comovente presenciar o desespero de pais vendo seus filhos em seu leito de morte, sem nada poderem fazer. Crianças morrendo ora de sede, frio, fome, ora feridas e mutiladas, quando não, órfãs de pai e mãe.”

Kenji, o bisneto mais novo, vendo a comoção da avó disse:

“Não queremos ver mais ninguém morrendo injustamente. O que podemos fazer?

“Kenji querido, devemos mudar nossa forma de pensar e agir. Já passou da hora de notarmos que o mundo está se deteriorando, devido à nosso egoísmo. Cada notícia que vemos na mídia, só nos retrata a decadência social: corrupção, violência, desigualdades, enfim, atos que, hoje, são comuns para nós. A guerra está cada vez mais próxima, ou melhor, nunca acabou. Mas ainda acredito que é possível reverter este quadro.” Desabafou a avó.

“A Conscientização – continuou ela – é a única maneira eficaz de rompermos barreiras e derrubarmos preconceitos, porém não basta só querer, tem que agir, disseminando idéias construtivas e solidárias, pois a decadência humana não se deve somente à opressão imposta pelos maus, e sim pela falta de ação dos bons.”

Hoje, em homenagem a D. Seitsuko, seus bisnetos fundaram o Projeto Itinerante “Corrente do bem” de conscientização e disseminação da paz, através de fotos e fatos históricos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Escreves-me e eu copio "A minha alegria e a minha paz. Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é consequência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz."

(Josemaría Escrivá)
"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior."

(Alfred Armand Montapert)
"Apague com um sorriso, toda a tristeza que lhe invade a alma. Assim não dará os que te odeiam a alegria de te ver chorando, mas dará aos que te amam a alegria de te ver sorrindo."

(Eduardo Girão)

domingo, 18 de setembro de 2011

Um famoso teorema

O TEOREMA DE PITÁGORAS

Pitágoras – século 6 a. C. (C.580-C.; 500 a.C.)

“Em um triângulo reto, o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos.”

O teorema também pode ser escrito como uma lei geral: a2 + b2 = c2, onde “c” é o comprimento da hipotenusa (o lado oposto ao ângulo reto de um triângulo reto), enquanto “a” e “b” são os comprimentos dos outros dois lados. O Teorema de Pitágoras é um ponto de partida para a trigonometria, que possui muitas aplicações práticas, tais como calcular a altura de montanhas e medir distâncias.

Conta a lenda que Pitágoras estava andando no chão quadriculado de um templo no Egito. O piso tinha quadrados de cores alternadas. A sombra dos pilares caía obliquamente sobre os quadrados. As sombras e quadrados sugeriam diferentes padrões geométricos. Seu interesse pela geometria levou-o a estudar esses padrões a partir de ângulos diferentes e, em seguida, à descoberta da prova do teorema.

Pitágoras foi a primeira pessoa conhecida a dar seu nome ao teorema, mas não necessariamente o primeiro a provar a relação entre os lados de um triângulo retângulo. Nem foi quem primeiro o descobriu – já era conhecido pelos babilônicos quase mil anos antes de seu tempo. Pitágoras também foi o primeiro a descobrir que a Terra era uma esfera, descoberta confirmada por Eratóstenes.

Fonte: VERMA, Surendra. Ideias geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. [tradução Carlos Irineu da Costa]. 2. ed. Belo Horizonte: Gutemberg Editora, 2011.

CONCURSO DE REDAÇÃO

EXPOSIÇÃO – HIROSHIMA E NAGASAKI

RUMO A PAZ ETERNA

Por Fernanda Gomes Camargo – 9º B

Professora Kátia Generoso

Já temos a ideia do que causa um conflito ou até mesmo uma guerra, infelizmente milhares e milhares de pessoas passaram por isso e outras muitas até morreram inocentes. Nós ficamos ainda mais revoltados ao saber que os motivos partem da ambição que uma nação tem pela outra. Acredito que o principal exemplo que devo citar é a segunda Guerra Mundial que ocorreu entre 1939 e 1945, no qual todos os países do mundo se envolveram e morreram cerca de 44 milhões de pessoas, sendo que 6 milhões só de Judeus.

No mundo em que vivemos hoje, não estamos muito longe de entrarmos em guerra novamente por motivos diversos, as pessoas estão se tornando cada vez mais frias, capazes de torturar, até a morte, um animal e até mesmo um ser humano como se isso fosse completamente normal. Estão se esquecendo do objetivo principal de estarmos nessa Terra e cada um quer possuir mais coisas que o outro, pensam só em dinheiro e riquezas alheias, são invejosas e desejam o mal a seu rival, e o principal, se esquecem que temos uma força ainda maior que nós, é o nosso motivo de existirmos.

Se não partir de nós mesmos a vontade de querer mudar o presente para melhorar o nosso futuro, ninguém fará por nós, essa é a nossa atitude, a nossa vontade e o nosso poder. Não somos super heróis, como nos desenhos animados, mas podemos salvar muitas vidas através da simples conscientização, que se cada pessoa passar adiante, já vai valer muito. Mudar pensamentos opostos e atitudes diferenciadas não é fácil, mas se desistirmos no primeiro obstáculo que aparecer, no futuro não seremos mais motivos para nossos descendentes se orgulharem, mas sim para sentir pura vergonha, isso se eles pensarem em suas atitudes e não agirem feitos animais irracionais.

Os fins dos tempos infelizmente já começaram, mas ainda há tempo de reverter essa situação drástica, antes que seja tarde demais. No passado ficaram lembranças horrorosas de tempos que ainda podem vir a acontecer, mas se ainda ficarmos de braços cruzados e de olhos fechados para essa situação, iremos perder não só o presente, como o futuro pode vir a não existir.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CONCURSO DE REDAÇÃO

PROMOVENDO A PAZ – EXPOSIÇÃO DE HIROSHIMA E NAGASAKI

CRUEL REALIDADE

Por Bruna Martinho de Oliveira – 9º C

Professora: Kátia Generoso

É como cidadã brasileira, de alma e coração, que pensei em dirigir-me a vós homens que insistem em jogar bombas. Será que vale a pena?

A vós que iniciastes uma guerra fratricida, a vós que mata as pessoas sem dó algum. É a pensar nos povos que já sofreram com esse tipo de atentado, que quero recordar-vos que a ânsia do poder nos leva sempre a cometer erros e a perder o senso, assim, indo em direção à destruição de todo o país e arrastando convosco as pessoas inocentes, e o egoísmo é o que nos leva a isso. Creio que vós não tenhais perdido o senso ou que vós tenhais se tornado egoísta. Por que jogastes estas bombas?

Será pelo povo? Não, porque o povo não se beneficia com nada disso.

Será pela democracia? Mas como, se ela encontra expressão máxima nas urnas, na votação popular e nunca na guerra.

Será pelo poder e pela ganância? Acredito que sim. Porque nesses países o que realmente importa é a hierarquia, a luta pelo poder e os bens naturais e materiais que possuem.

Pensais bem!

Será que vale a pena acabar com milhares de vidas inocentes, de crianças, idosos, homens e mulheres para conseguir o poder? Acabar com essas vidas simplesmente por disputa de poder? Destruir um país, pessoas feridas, com gravíssimas doenças causadas pela radiação dessa bomba? É isso o que queres a sua nação?

Nunca se esqueça que só com a paz o país poderá sim se desenvolver!

Não estrague sua vida e a dos outros com uma besteira dessa.

Pense bem em todos os argumentos acima e veja se isso tudo realmente vale a pena!

Queremos à paz!!!

DESAFIANDO PITÁGORAS - 2ª parte

DESAFIANDO PITÁGORAS - 1ª parte

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DESENHO LIVRE

Desenho da aluna Giovana Eduarda Gianese - 6ºE

Desenho do aluno Guilherme Oliveira - 6ºD

Desenho do aluno Matheus Januário da Silva - 6ºD

Desenho do aluno João Pedro Bernardo de Oliveira - 7ºB

Desenho do aluno Willian Oliveira Lopes - 6ºE

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Amor

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

William Shakespeare

A amizade

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando nossa alegria e dividindo a nossa dor.

Joseph Addison

sábado, 10 de setembro de 2011

CURIOSIDADE - A CAABA

Fonte: http://agendaesoterica.blogspot.com/2011/07/caaba-sagrada.html

A Caaba é o santuário máximo dos mulçumanos. Localizada na mesquita Al-Haram, o nome significa “casa cúbica”, derivada do árabe Ka’b, “cubo”, por sua vez relacionado ao grego Kybos, que também é a origem do latim cubos e, dai, o português cubo. Apesar do nome, a Caaba não é perfeitamente cúbica, mas forma um prisma de base em trapézio: as medidas dos lados variam entre 11,03 e 12,70 metros, e a altura é de 12,1 metros. Ela é feita de tijolos irregulares de granito marrom, mas parece sempre preta por causa da cobertura de seda e ouro, que é reposta todos os anos, após a temporada de peregrinação.

De acordo com a tradição islâmica, o templo teria sido construído por Adão em pessoa, e é o primeiro edifício da humanidade. Durante a juventude do profeta Maomé, funcionava como um templo pagão – quando ele conquistou Meca, em 629, destruiu todos os ídolos local, menos a pedra preta. De acordo com a tradição, Maomé teria afirmado que ela era branca, mas ficou negra com os pecados da humanidade. A pedra hoje em dia são pedras: diversos fragmentos circundados por uma moldura de prata, presos à parede de um dos cantos da Caaba.

Cientistas ocidentais e árabes estudaram fragmentos tirados da pedra pelos próprios islâmicos – a teoria mais popular, lançada pelo alemão Paul Partsch em 1857, é que ela seja um meteorito, o que confirmaria a tradição islâmica que caiu do céu e foi encontrada por Adão e Eva. Porém, um estudo mais recente, publicado em 1972 pelos geólogos Robert Dietz e John McHone, apontou para uma origem mais mundana: ela seria feita de ágata, uma pedra vulcânica colorida muito popular em feira de artesanato. Uma terceira teoria, lançada em 1980 por Elsebeth Thomsen, da Universidade de Copenhague, afirma que ela seria uma peça de vidro natural causada pelo calor gerado no impacto de um meteorito contra a areia do deserto, e não o meteorito em si, unificando as duas teorias.

Seja qual for sua origem, a Caaba e a Pedra Preta são fundamentais na vida religiosa dos islâmicos. O prédio em si é fechado ao público, mas o que é um dos maiores pontos da vida religiosa do islâmico acontece em volta dele. Ao menos uma vez na vida, todo islâmico tem a obrigação de fazer a peregrinação a Meca, na chamada Hajj. O ritual tem várias partes, mas uma delas envolve dar sete voltas na Caaba. A cada volta, o fiel deve ao menos apontar para a Pedra Preta – alguns tentam beijá-la, mas a multidão torna isso difícil.

Aliás, dizer “multidão” não dá uma idéia do que ocorre. O Hajj acontece em cinco dias por ano, do dia 8 ao 12 do mês de Dhu al-Hijjah, o último do calendário islâmico. Como há 1,57 bilhão de islâmicos no mundo, e como todos têm a obrigação de visitar Meca pelo menos uma vez na vida, a cidade acaba sendo o mais movimentado destino “turístico” do planeta. No Hajj de 2010, 2,8 milhões de pessoas se concentraram na cidade de Meca, que normalmente tem 1,7 milhão de habitantes. Aproveitando a chance, o governo da Arábia Saudita está construindo em Meca uma torre de relógio de 601 metros de altura, que abrigará o maior hotel do mundo dentro dela, com 95 andares e 800 quartos de luxo, e um shopping Center na base. A torre fica bem ao lado da mesquita Al-Haram e tem atraído críticas do mundo islâmico.


Fonte: ABRIL COLEÇÕES. Curso preparatório do Enem 2011. Matemática: O cubo e a pedra. v1, p. 37, São Paulo: Abril, 2011.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aula de matemática - 8ºE

A professora Glaucia realizou uma atividade prática muito interessante. Para ilustrar e tornar mais significativos os conteúdos das aulas sobre grandezas, efetuou cálculos sobre as calorias dos alimentos, finalizando a aula com uma "GRANDE SALADA DE FRUTAS". Os alunos gostaram muito da iniciativa da professora. Veja algumas fotos desta atividade:







sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto Sangari -2º Ano C

Tudo que vai para o lixo é lixo? Baseada neste questionamento, a professora "Joia" realizou atividades de reciclagem de papel com os alunos do 2º ano C. Veja algumas fotos:









Você não me ensinou a te esquecer

Não vou chorar
Porque você me ensinou a sorrir
Não vou sofrer
Porque você me ensinou a ser feliz
Não vou morrer
Porque você me ensinou a viver
Mas se um dia você for embora
Vou chorar, sofrer e morrer
Porque você não me ensinou a te esquecer

Clara 7º D

DESENHO LIVRE

Desenho do aluno Lucas Garcia

Desenho do aluno Andrey


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PEDIDO DE PAZ


Por Evelin Nicoli – 9º Ano C

            Eu não sei como pode existir tanta maldade no coração de algumas pessoas. Como alguém pode ter coragem de matar mais de 160.000 pessoas, como aconteceu em Hiroshima quando lançaram uma bomba. Tantas famílias destruídas, muitos sem moradia e sem ter um bom atendimento médico. Pra que tudo isso? Onde isso nos leva? Todo mundo merece viver em paz, sem ser incomodado por ninguém.
            Existe tanto preconceito, seja pela raça, opção sexual, religião, classe social... Todos somos iguais, ninguém é melhor que ninguém. Nós temos liberdade de escolher o que queremos para nossas vidas. Ninguém tem o direito de interferir e dizer o que podemos fazer ou não.
            Em vez de tentar melhorar o mundo, muitos o estão piorando. Muitas vezes por ganância ou pra mostrar que tem mais poder. Guerras são uma covardia, porque sempre querem atingir os mais fracos. Quem não tem como se defender. Tornam a vida dessas pessoas um inferno, tendo que fugir desesperadas sem saber o que fazer.
            As guerras não vão nos levar a nada, só irão piorar mais o mundo em que vivemos. Não há motivo pra tanta injustiça, “violência só nos leva a mais violência”. Se continuarmos assim, vamos acabar uns com os outros. Tanto sofrimento em vão, pois não conseguimos nada de bom com isso.
            Se plantarmos coisas boas, vamos colher coisas boas. Vamos ajudar quem precisa, quem está passando por situações difíceis. Vamos parar de ter preconceito, aceitar as pessoas como elas são. Não precisamos gostar, devemos apenas respeitar. Pois todos têm o direito de escolher o que é melhor para si próprio. Ser do jeito que quiser, porque cada um tem seu jeito de ser.
            Muitos acham que ser diferente é uma coisa ruim, mas ruim mesmo é sermos todos iguais. Viver sempre na mesmice, sem conhecer coisas novas. Chega de tantas guerras, vamos ser felizes, independentemente do estilo de vida de cada um. Quero paz, precisamos de paz. Pra que guerra se a paz não custa nada?

Desenvolvimento Sustentável – O que eu tenho a ver com isso?


Hoje em dia esse termo está na moda em todos os meios de comunicação, e muitos nem sabem o seu verdadeiro significado. Entende-se por desenvolvimento sustentável o progresso da sociedade humana nos diferentes setores (social, econômico, tecnológico) sem causar prejuízos ou danos permanentes para as próximas gerações.
Aí vocês podem se perguntar: o que eu tenho a ver com isso? Eu respondo com todas as letras: Tudo! Para estar envolvido, basta estar vivo neste exato momento!
O futuro de nosso planeta e de nossa sociedade depende de cada um de nós, e não somente de nossos líderes. Sendo assim, não podemos somente ficar esperando sentados que nossos governantes tomem atitudes para mudar nossos destinos. Temos que agir já, no hoje, no agora, para que possamos melhorar as condições de vida das gerações seguintes (nossos filhos, netos), pois eles já terão de enfrentar os desafios de suas épocas, e não merecem já nascer herdando uma condição desfavorável de nossa geração.
Portanto, algumas atitudes comuns de nosso dia-a-dia podem colaborar, e muito, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas. Aí vão elas:
  • Separar o lixo reciclável e destinar à coleta seletiva (disponível em vários bairros de Botucatu);
  • Usar o lixo orgânico para a construção de composteiras (para produção de húmus, útil para o plantio);
  • Evitar o desperdício de água (diminuir o tempo de banhos, limpar o quintal com vassoura ao invés de lavar com mangueira, reutilizar água da lavagem de roupas para lavar o quintal, reutilizar a água das chuvas para regar as plantas, fechar a torneira durante a escovação dos dentes e o ensaboamento da louça etc);
  • Dar preferência ao consumo de produtos ecologicamente corretos (produtos orgânicos, produtos que utilizam embalagens recicláveis ou que tenham pouca embalagem, etc);
  • Reduzir o consumo de produtos em geral (evitar “necessidades desnecessárias”) e reaproveitar materiais descartáveis (embalagens plásticas e vidrarias);
  • Separar o óleo de cozinha e de motores e destiná-los ao projeto “Óleo Fora D’Água” (coleta realizada na própria escola pelo professor Silvio);
  • Evitar o desperdício de energia elétrica (desligar da tomada aparelhos ligados no modo “Standby”, diminuir o tempo de banho, apagar as luzes ao sair do ambiente, não estender roupa atrás da geladeira, não deixar a geladeira aberta durante sua manipulação, trocar lâmpadas amarelas comuns por lâmpadas brancas conhecidas como “frias”, dar preferência à compra de aparelhos eletrônicos que consumam menos energia, etc);
  • Evitar o uso de sacolinhas plásticas em mercados, dando preferência às caixas de papelão, carrinhos de feira e bolsas a tira-colo para embalar os produtos;
  • Uso de transporte coletivo (ônibus e vans) ou realizar rodízio de carona para chegar ao trabalho e escola;
  • Dar preferência ao uso de biocombustíveis, como o etanol (álcool) à gasolina, pois são combustíveis renováveis, portanto, menos poluentes;
  • Caminhar, andar de bicicleta, patins, patinete, skate também colabora com a diminuição da emissão de poluentes, pois esses meios de transporte não usam combustível e, além disso, colaboram para uma vida mais saudável;

Portanto, conto com vocês para que nossos filhos e netos tenham melhores condições de vida e um futuro próspero!

Um abraço               Professor Fernando Portella (Ciências)