domingo, 30 de outubro de 2011

EQUIPE DO JJA - JORNAL JONAS ALVES

Os alunos que formaram a equipe do JJA 2011 receberam da Diretora Maria Helena Peguinelli Trevizo um certificado de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas ao longo do ano. Com este evento, encerra-se a participação destes alunos na construção do jornal. Uma nova equipe será formada em 2012.




domingo, 23 de outubro de 2011

RESULTADO DA RIFA - CAFETEIRA ELÉTRICA

A equipe do JJA - Jornal Jonas Alves rifou uma cafeteira elétrica (doada pela escola) para arrecadar fundos e pagar a impressão da 3ª edição. A premiação foi atrelada a extração nº 04599 (dia 22/10/2011) da loteria da Caixa Econômica Federal. Veja o resultado na imagem abaixo:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Almoço com membros da APM - Associação Paulista de Medicina - Botucatu

No dia 19 de outubro os professores Maria Helena Peguinelli Trevizo, Katia Generoso e Gilberto Caetano, bem como, a aluna do 9º ano C Evelin Nicoli, participaram de um almoço com membros da APM - Associação Paulista de Medicina e médicos da cidade de Hiroshima que estavam visitando Botucatu. 
O Dr. Makoto Matsura, recebeu por intermédio de representantes da APM, uma versão em inglês da redação da aluna Evelin publicada na 3ª edição do JJA - Jornal Jonas Alves. Esta redação é resultado do trabalho desenvolvido pela professora Katia Generoso, que tinha por objetivo avaliar as impressões dos alunos do 9º ano após visita à Exposição Hiroshima e Nagasaki. 
No término do almoço Evelin foi agraciada com um presente ofertado pelos médicos de Hiroshima, na pessoa do Dr. Makoto. Veja algumas fotos deste evento:

















REVISTA RECREIO

O aluno do 5º ano C, Lucas Guerreiro de Souza, enviou uma questão à revista RECREIO, e obteve resposta que foi publicada na edição de outubro. Veja a imagem abaixo:

Postagem solicitada pela Professora Claudete Torres


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curiosidade - A água pura é azul, e não transparente

Um cientista da Universidade de Portland (Oregon, EUA), Enrico Uva, resolveu fazer um experimento para mostrar, de maneira simples e prática, que a água é azul, e não transparente. Quase todos pensam na água como transparente, ainda que seja possível observar tonalidades azuis na neve, em geleiras e em qualquer quantidade significativa de água.

Toda essa questão, segundo ele, se resume a como interpretamos a incidência da luz sobre a água. Acompanhe o experimento de Enrico: primeiro, ele pegou uma tigela média, usada em receitas, da cor branca. Ao encher um quarto da tigela, a água continuava parecendo transparente, exatamente como havia saído da torneira. Continuou enchendo, e aos três quartos já era perfeitamente visível enxergá-la em um tom azul pálido.

O motivo, segundo ele, é a cor branca da tigela. O branco reflete, como se sabe, toda a luz que incide sobre ele. A opacidade de um objeto (que na água é nula) e a quantidade de luz são duas variáveis que influenciam na intensidade da cor. Quanto mais transparente o objeto for, mais ele permite que a luz incida e torne a cor refletida mais intensa, porque as moléculas internas vibram mais. No caso da água, uma tigela branca aguça praticamente ao máximo a vibração das moléculas, e com isso a água absorve o espectro de luz vermelho e mostra o máximo de seu azul natural (parte do espectro de luz vermelha é oposto ao da tonalidade azul, por isso a relação de absorção-reflexo).

Enrico afirma que alguém poderia argumentar que a água da torneira não é pura, já que vários fatores podem adicionar alguma coloração à água. Para refutar essa possibilidade, ele repetiu a mesma operação com água destilada, e o resultado foi o mesmo.

Existem métodos, conforme apurou o cientista, ainda mais eficazes para demonstrar que a água de fato é azul. Um deles consiste em colocar a água em um tubo comprido (3 metros de comprimento e 4 centímetros de largura) de alumínio, com um vidro tampando o recipiente, para evidenciar a coloração. Enrico conseguiu tal efeito, e a cor aparece claramente na fotografia que ele tirou.

Para modificar a cor intrínseca da água, conforme ele explica, seria necessário alterar suas moléculas. A primeira vez em que um cientista indicou a água como sendo de fato azul foi em 1983, mas ainda há atualmente pessoas que a consideram como sendo naturalmente sem cor.



Fonte: http://hypescience.com/a-agua-pura-e-azul-e-nao-transparente/

HUMOR - TIRINHAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

OBMEP 2011 - 2ª FASE

INFORMAÇÕES SOBRE A 2ª FASE DA OBMEP

1-) CENTRO DE APLICAÇÃO

E.E. Prof. Pedro Torres

Rua João Miguel Rafael s/n

Vila Stª Terezinha

2-) DATA E HORÁRIO DA PROVA

Dia 5 de novembro – sábado – 14h30min (horário de Brasília)

3-) OBSERVAÇÕES:

Os alunos relacionados deverão apresentar-se no Centro de aplicação, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e cartão informativo da OBMEP (envido a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno se apresente no Centro de aplicação com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.

Classificados - Nível 1 (4 alunos)

Código

Nome do Aluno

Sala de Prova na 2a Fase

1

SP35301334100184

GUILHERME DE OLIVEIRA

Sala-01

2

SP35301334100639

JOAO PEDRO FERREIRA RECUCHI

Sala-01

3

SP35301334100093

KARINA RAMOS DIAS

Sala-01

4

SP35301334100688

RAFAEL ARAKAKI FERRARI

Sala-01

Classificados - Nível 2 (3 alunos)

Código

Nome do Aluno

Sala de Prova na 2a Fase

1

SP35301334200385

JOAO CARLOS NASCIMENTO BRAIDO

Sala-03

2

SP35301334200440

LUIGI NUNES NOBRE MASCARENHAS

Sala-03

3

SP35301334200233

MIRELLA FERREIRA DE ABREU

Sala-03

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O ENSINO DOMICILIAR DEVE SER LEGALIZADO NO BRASIL?

A Revista Mundo Estranho, edição de outubro, publicou uma matéria a respeito da questão apresentando os seguintes argumentos:


ARGUMENTOS A FAVOR:

a) De acordo com o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm direito à instrução. O texto ainda explica que os pais têm direito de escolher a educação que querem dar aos filhos. A Constituição Federal brasileira afirma que garantir educação à criança é dever não apenas do Estado mas também da sociedade e da família.

b) A educação brasileira não é boa e ensinar os filhos em casa pode garantir bom aprendizado. Em 2009, O Brasil obteve notas abaixo da média nos critérios avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Esse indicador de qualidade educacional mede os conhecimentos em leitura, ciências e matemática de estudantes do ensino básico em vários países.

c) A socialização dos educandos acontece fora da escola. O convívio com outras crianças ocorre em visitas a amigos e em passeios coletivos organizados pelos pais-professores. "Irmãos que tem aulas juntos precisam aceitar as diferenças de cada um."

d) O ensino domiciliar já foi adotado por países desenvolvidos, como Austrália, Nova Zelândia e EUA. Nesse último, envolvendo mais de dois milhões de crianças, segundo dados de 2010 do National Home Education Research Institute (Nheri). Além disso, pais e filhos, juntos, devem ter a opção de escolher o que for melhor para família.


ARGUMENTOS CONTRA:

a) Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado garantir educação de qualidade e obrigação dos pais matricular os filhos nas instituições de ensino. A Lei de Diretrizes e Bases, que regulariza o sistema de educação no Brasil, diz que as crianças devem ser matriculadas, a partir dos seis anos, no 1º ano do ensino fundamental.

b) Aprender equações e decorar a tabela periódica não são o únicos motivos para frequentar instituições de ensino. Uma das principais funções da escola é fazer o jovem entender que o convívio familiar não é o único que existe. Relacionando-se com pessoas que pensam e agem de modo diferente, o estudante aprende a viver em sociedade.

c) O ensino doméstico inibe trabalhos em grupo ou apresentações de seminários para os colegas. "Para conseguir qualquer emprego, é importante que a pessoa trabalhe em equipe, se comunique bem e saiba conviver em grupo. Como aprender tudo isso estudando em casa?"

d) A escola é um local de aprendizado para toda vida. Um estudo recente da National Home Education Research Institute (Nheri), nos EUA, revela que a maioria dos superintendentes de escolas públicas considera aluns ensinados em casa emocionalmente instáveis, hipercríticos das pessoas ao seu redor e com pouco desenvolvimento social.


Estão ai alguns argumentos apresentados pela revista. Pense a respeito do assunto e faça seus comentários. Você é contra ou a favor do ENSINO DOMICILIAR?