sábado, 5 de novembro de 2011

Curiosidade - se a população cresce, o peso da Terra aumenta?

O peso da Terra aumenta se a população cresce?


Não. Tudo por causa da famosa lei da conservação da massa de Lavoisier: "nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

É claro que bilhões de seres humanos representam uma massa considerável - ainda mais em um mundo onde obesidade é palavra de ordem. Mas essa é uma massa reciclável: a mesma que hoje está no solo, amanhã estará na folha de alface e depois nas células do corpo de quem comer essa alface.

O mundo é constituído por um conjunto de partículas microscópicas que os cientistas chamam de átomos. Eles estão em constante transformação, "fabricando" tudo o que existe na natureza, incluindo nós, os humanos. "Quando um bebê está na barriga da mãe, ele se forma com os átomos dos alimentos que a mãe está consumindo. Nós vamos crescendo ao longo da vida também consumindo átomos dos alimentos. Por sua vez, os alimentos também se desenvolvem com os átomos das substâncias das quais se alimentam, criando uma cadeia que se recicla desde o começo dos tempos", explica Renato Las Casas, astrofísico da UFMG.

Além disso, os 7 bilhões de humanos que habitam a superfície representam um peso mínimo perto do núcleo e do manto do planeta, constituídos basicamente de ferro.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FEIRA CULTURAL 2011

DATAS E HORÁRIOS

DIA 3 de novembro
Horário: 13h00 as 17h00

DIA 4 de novembro
Horário: 8h00 as 16h00

PROGRAMAÇÃO
  • Exposição dos trabalhos dos alunos
  • Oficinas
  • Palestras
  • Dança
  • Fabricação de Sabão