PROJETO - JORNAL JONAS ALVES

Justificativas


Ao observar as dificuldades dos alunos de 6º a 9º anos em levantar informações, elaborar pesquisas, comunicar resultados oriundos de observações, interpretar situações-problema que demandam leitura, reflexão e associação de ideias, delinear experimentos e socializar resultados nos trabalhos em grupo.  Percebeu-se que era necessário buscar novos instrumentos que favorecessem o desenvolvimento de competências que suprissem essas dificuldades. Pois, pressupõe-se que essas competências são pré-requisitos essenciais para a construção do conhecimento em qualquer campo do saber, e, aplicável em qualquer disciplina que constitua conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitido através das atividades escolares.
Nesse sentido, “o jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com planejamento. É um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática dos conteúdos escolares, pois ao se utilizar os recursos que a comunicação oferece, possibilita-se a exploração da interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.” Sua elaboração requer todas as competências das quais se pretende que os alunos desenvolvam, dentre elas há que se destacar: leitura, escrita, levantamento de informações, observação, interpretação, reflexão e associação de ideias.

Objetivos

            O projeto visa colaborar com o desenvolvimento de competências essenciais aos educandos nos vários campos do saber. Mais especificamente, pretende-se que os alunos melhorem seus desempenhos nas disciplinas ministradas na escola a partir da melhoria da leitura, da escrita, da interpretação e correlação das informações. Como a elaboração, confecção e divulgação de um jornal produz uma movimentação da comunidade escolar, pretende-se também colaborar com a socialização dos alunos, melhorando as relações aluno/aluno, aluno/professor e aluno/equipe gestora.


       1ª Edição do JJA 




1ª REUNIÃO DA EQUIPE DO JJA


No dia 18/3 foi formada a equipe de alunos (9º anos) responsáveis pela construção do JJA - Jornal Jonas Alves. Em reunião com os professores organizadores, estabeleceu-se as funções, temáticas e prazos para finalização e publicação.














Se você tem interesse em se tornar um colaborador, entre em contato com a equipe do jornal ou procure pelo professor Gilberto.





2ª Edição do JJA-publicada em 28/06/2011

3ª Edição do JJA - Jornal Jonas Alves