PROJETO LEGO - ROBÓTICA



“A educação com fundamentação em tecnologia prepara os estudantes para não serem apenas usuários de ferramentas tecnológicas, mas para serem capazes de criar, solucionar problemas e usar os vários tipos de tecnologia de forma racional e significante. Nesse sentido, a robótica educacional é uma excelente ferramenta para a escola promover a integração de conhecimentos...”(ROBOLAB, Zoom editora educacional Ltda., 2010), pois viabiliza um ambiente de aprendizagem que favorece a apreensão de saberes por meio da problematização. Tendo em vista estes conceitos, a escola municipal Prof. Jonas Alves de Araújo, por meio de sua Secretaria de Educação, implantou o Projeto Lego, que consiste na montagem, automação e controle de dispositivos mecânicos pelo computador, usando aspectos de programação simples (programação por meio de ícones) e acessível. A programação permite codificar funções baseadas nas experiências matemáticas e lógicas dos alunos e, a montagem dos robôs busca a compreensão de artefatos e equipamentos utilizados cotidianamente. Com isso, espera-se que o aluno reflita sobre a sua lógica de pensamento e sobre como algo funciona. Pois, na realização de cada atividade proposta; ele planeja, projeta, cria, executa e testa seus experimentos. Portanto, sua aprendizagem é construída sobre a reflexão do que é feito e de como é feito.