segunda-feira, 14 de março de 2011

DIFICULDADES DE ENSINAGEM

"O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mário Quintana)
As borboletas são um símbolo de beleza que surge do encontro entre cores, a leveza, a suavidade e a delicadeza. Símbolo da beleza fugidia, que dificilmente se alcança, pois escapa sempre alçando um voo com traçado incerto.
Esse quadro lembra um pouco o ensino em nossos dias. A difícil tarefa do professor, de educar em tempos de correria e competição acirrada. Tornamo-nos presas fáceis, seduzidas pela beleza das fórmulas mágicas, que nunca cumprem o prometem, e, uma após a outra, aumentam nossa ansiedade produzindo só vazio e incertezas.
Será que de tanto correr nos esquecemos de pequenas ações que são essenciais? Às vezes, olhamos tudo através de nossa ótica, como professores, adultos, já formados e nos esquecemos de ver as coisas como são percebidas pelo nosso aluno. Na correria, concentramo-nos na "produtividade" e nos esquecemos que "o essencial é invisível aos olhos". Deixamos de lado muita coisa que nos parecem menos importantes e que tomariam muito do nosso tempo. Aquilo que julgamos insignificante pode ser importante para o nosso aluno.
Esquecemos o essencial: relacionarmo-nos afetivamente com eles e entender que não se arruma o quarto de um jovem com ideias da casa daquela tia velha onde tínhamos que andar pisando em passadeiras e não podíamos tocar em nada com medo de sujar e quebrar.
Siga o conselho do poeta: Cuide bem do jardim, não deixe de lado o essencial que a beleza das borboletas lhe será acrescentada.

Prof. José Carlos Volpato

Nenhum comentário:

Postar um comentário