segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O ENSINO DOMICILIAR DEVE SER LEGALIZADO NO BRASIL?

A Revista Mundo Estranho, edição de outubro, publicou uma matéria a respeito da questão apresentando os seguintes argumentos:


ARGUMENTOS A FAVOR:

a) De acordo com o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm direito à instrução. O texto ainda explica que os pais têm direito de escolher a educação que querem dar aos filhos. A Constituição Federal brasileira afirma que garantir educação à criança é dever não apenas do Estado mas também da sociedade e da família.

b) A educação brasileira não é boa e ensinar os filhos em casa pode garantir bom aprendizado. Em 2009, O Brasil obteve notas abaixo da média nos critérios avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Esse indicador de qualidade educacional mede os conhecimentos em leitura, ciências e matemática de estudantes do ensino básico em vários países.

c) A socialização dos educandos acontece fora da escola. O convívio com outras crianças ocorre em visitas a amigos e em passeios coletivos organizados pelos pais-professores. "Irmãos que tem aulas juntos precisam aceitar as diferenças de cada um."

d) O ensino domiciliar já foi adotado por países desenvolvidos, como Austrália, Nova Zelândia e EUA. Nesse último, envolvendo mais de dois milhões de crianças, segundo dados de 2010 do National Home Education Research Institute (Nheri). Além disso, pais e filhos, juntos, devem ter a opção de escolher o que for melhor para família.


ARGUMENTOS CONTRA:

a) Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado garantir educação de qualidade e obrigação dos pais matricular os filhos nas instituições de ensino. A Lei de Diretrizes e Bases, que regulariza o sistema de educação no Brasil, diz que as crianças devem ser matriculadas, a partir dos seis anos, no 1º ano do ensino fundamental.

b) Aprender equações e decorar a tabela periódica não são o únicos motivos para frequentar instituições de ensino. Uma das principais funções da escola é fazer o jovem entender que o convívio familiar não é o único que existe. Relacionando-se com pessoas que pensam e agem de modo diferente, o estudante aprende a viver em sociedade.

c) O ensino doméstico inibe trabalhos em grupo ou apresentações de seminários para os colegas. "Para conseguir qualquer emprego, é importante que a pessoa trabalhe em equipe, se comunique bem e saiba conviver em grupo. Como aprender tudo isso estudando em casa?"

d) A escola é um local de aprendizado para toda vida. Um estudo recente da National Home Education Research Institute (Nheri), nos EUA, revela que a maioria dos superintendentes de escolas públicas considera aluns ensinados em casa emocionalmente instáveis, hipercríticos das pessoas ao seu redor e com pouco desenvolvimento social.


Estão ai alguns argumentos apresentados pela revista. Pense a respeito do assunto e faça seus comentários. Você é contra ou a favor do ENSINO DOMICILIAR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário