Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-povos-comemoram-o-anonovo-em-outra-data
sábado, 31 de dezembro de 2011
Que povos comemoram o Ano-Novo em outra data?
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-povos-comemoram-o-anonovo-em-outra-data
domingo, 25 de dezembro de 2011
Dica de leitura
Este livro mostra ao leitor como o mundo cultural e o mundo científico europeu do século 20 influenciaram as teorias de Einstein sobre os fenômenos físicos. Apresenta também a vida de Einstein e as forças fundamentais que moldaram suas conquistas, e mostra que por trás da genialidade falhas foram cometidas.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Agradecimento aos Professores
Quando e por que o Papai Noel passou a simbolizar o Natal?
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Qual é a origem da árvore de Natal?
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Christmas Lights
Lágrimas que choramos formaram uma inundação
Tenho todo tipo de veneno no
Veneno no meu sangue
Fui a pé até a Oxford Street
Tentando consertar um erro
As vitrines me dizem para ir embora
Mas não consigo acreditar que ela se foi
Quando você ainda fica esperando a neve cair
Não parece nem um pouco que é natal
Algumas velas piscam sobre mim
Oh elas piscam e balançam no ar
E eu estou aqui em cima, me segurando a um lustre de esperança
E como um bêbado cantando Elvis
Estou cantando em desafino
Dizendo como eu sempre te amei, querida
E como sempre amarei
Quando você ainda fica esperando a neve cair
Não parece nem um pouco que é natal
Ainda fica esperando a neve cair
Não parece nem um pouco que é natal
Aquelas luzes de natal
Iluminam a rua
Lá embaixo, onde o mar encontra a cidade
Que todos os seus problemas acabem
Oh, luz de natal, continue brilhando
Aquelas luzes de natal
Iluminam a rua
Talvez elas a tragam de volta para mim
E assim todos os meus problemas acabarão
Oh, luz de natal, continue brilhando
Oooohhh
Oh luzes de natal
Iluminam a rua
Iluminam os fogos de artifício em mim
Que todos os seus problemas acabem
Aquelas luzes de natal continuam brilhando
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
domingo, 18 de dezembro de 2011
Como identificar um mentiroso
Segundo um novo estudo, o julgamento apressado é mais comum do que se pensa: só precisamos de 20 segundos para decidir se um estranho é ou não confiável.
Pesquisadores americanos recrutaram 24 casais e pediram a cada pessoa para falar sobre um momento em que ele ou ela tinha sofrido. Enquanto isso, as câmeras registraram a reação do parceiro do falante. Um outro grupo revisou os vídeos, e foi capaz de identificar a compaixão falsa na reação dos parceiros dentro de 20 segundos.
Em seguida, os pesquisadores recolheram amostras de DNA dos participantes do estudo.
Eles descobriram que 60% dos participantes menos confiáveis não tinham um certo gene receptor, o genótipo GG, que pode controlar a compaixão e empatia.
O receptor ajuda a regular o nível do hormônio oxitocina do corpo, que estudos anteriores ligaram a sentimentos de confiança, empatia e generosidade.
Daqueles classificados como mais confiáveis, 90% carregavam o gene. Mas como o gene é apenas ligado à percepção de sinceridade, isso não significa que a pessoa seja antipática caso não o possua.
Segundo os pesquisadores, os observadores puderam separar os sinceros dos desonestos porque há certos comportamentos que sinalizam confiança e apoio.
Quer identificar um mentiroso? Procure por esses sinais, descritos pelo psicólogo comportamental Marc Salem:
1 – COMPORTAMENTO INCONSISTENTE
“Se alguém normalmente é muito quieto, e de repente torna-se muito animado, ou vice-versa, essa mudança é um sinal vermelho”, diz Salem. O mesmo acontece se uma pessoa está falando de forma suave e rápida, mas de repente seu discurso torna-se mais deliberado ou cortado. “Deslocamentos do padrão de fala são sinais vermelhos para o engodo”, acrescenta.
2 – OLHAR FIRME
“Quando as pessoas pensam ou contemplam algo, é natural que quebrem o contato visual e olhem ao redor”, explica Salem. Se esse comportamento for muito constante, eles não estão lhe escutando ou estão conscientemente tentando ganhar sua confiança. Ambos são sinais de insinceridade.
3 – ESCONDER A BOCA
Tossir, pigarrear com frequência, ou qualquer outro gesto de cobrir a boca pode indicar que uma pessoa está tentando esconder alguma coisa. O mesmo vale para ombros para baixo, corpo curvado, etc. Isso é um sinal de cautela, segundo Salem, e indica uma pessoa não está se abrindo completamente.
4 – SORRISO RÁPIDO
Um sorriso genuíno muda todo o rosto de uma pessoa. Seus olhos se iluminam, e suas bochechas e sobrancelhas se elevam, juntamente com os cantos da boca. O sorriso sincero também leva alguns segundos para desaparecer. Um sorriso falso aparece em um instante, e desaparece tão rapidamente quanto.
Fonte: http://hypescience.com/como-identificar-um-mentiroso/
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Câmara dos Deputados aprova a Lei da Palmada
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, popularmente conhecida como Lei da Palmada. A aprovação ocorreu na comissão criada especialmente para discutir o assunto, mas como tem caráter conclusivo, o projeto seguirá para a tramitação e votação no Senado, exceto se houver recurso para que seja apreciado pelo Plenário da Câmara.
Relatado pela deputada Teresa Surita (PMDB-RR), o projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.
Para aprovar a medida, a relatora concordou em alterar seu parecer e substituir a expressão "castigo corporal" por "castigo físico". Parlamentares da bancada evangélica impediram a votação do projeto nesta terça-feira por defenderem a substituição da expressão "castigo corporal" por "agressão física". O objetivo seria evitar a ideia de que a lei proibiria qualquer tipo de punição ou de limites a meninos e meninas.
A troca do termo por "agressão física" gerou críticas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e de movimentos sociais que apoiavam o texto original, com "castigo corporal". Mas no fim da tarde de ontem, houve um acordo para que fosse incluída a expressão "castigo físico" em vez de "agressão física".
De acordo com a deputada Liliam Sá (PR-RJ), a bancada evangélica entendeu que a expressão “castigo corporal” interferia na educação dos filhos. “Então chegamos a um acordo e trouxemos para discussão. A bancada escolheu a expressão agressão física, mas isso descaracteriza o projeto, porque nem sempre um castigo físico que a criança sofre é uma agressão física", afirmou.
A presidente da comissão, deputada Erika Kokay (PT-DF), defendeu o texto original, argumentando que ele não fere a autoridade da família, como pensavam os evangélicos. “Não há na comissão qualquer tipo de dúvida ou qualquer polêmica acerca do sentido do conteúdo do projeto”, disse.
A coordenadora do Projeto Proteger, na Bahia, Eleonora Ramos, criticou a proposta de mudança no texto original. “O movimento social não se interessa por um projeto que não muda nada. Com o termo agressão em vez de castigo, nós estamos repetindo o Código Penal e o Estatuto. A agressão a uma criança ou adulto já é proibida por lei”, salientou.
Teresa Surita ressaltou que as expressões são muito próximas, mas para atender a expectativa de algumas pessoas ela usou no substitutivo a expressão “castigo físico”. “Quando se fala castigo físico fica mais pedagógico”, disse.
Ao longo do ano, o Delas ouviu especialistas e mães para esclarecer o assunto. Embora o tapa na bunda seja prática comum, não é a única maneira de impor limites a uma criança. Por isso, a maioria dos psicólogos e pedagogos defende a punição dos pais que batem nos filhos.
Mas nem todos concordam. Para a terapeuta infantil Denise Dias, as crianças estão "precisando de tapa na bunda". Já o psicólogo e terapeuta familiar Carlos Zuma acredita na validade do debate em torno da lei - mas nunca na validade da palmada. "Mesmo em último caso, a violência não é válida", defende.
Ouvimos também mães que usaram - ou não - as palmadas ao criar os filhos. Audrey de Almeida, 44, apanhou quando pequena e bateu no primogênito. Até que um dia se deu conta de que a técnica não surtia mais efeito. As três filhas seguintes receberam limites sem apanhar.
Márcia Muccini, 52, criou duas filhas sem erguer a mão. A firmeza e as punições eram diferentes: quando faziam algo errado, "dávamos um gelo nelas".
Sandra Panazzolo e Débora Rodrigues não acreditam que a única solução seja a palmada, mas empregaram o método com os filhos e não se arrependem. "Eu acabei usando as palmadas muitas vezes por ficar muito nervosa mesmo, por incompetência minha", conta Débora. "Não sou a favor do espancamento de uma criança, mas uma palmadinha em um momento certo, no lugar certo – que é o bumbum – só ajuda para a educação delas", acredita Sandra.
Em meio à discussão no Brasil, um caso nos Estados Unidos ganhou projeção. A filha de um juiz postou um vídeo no Youtube em que aparece sendo espancada pelo pai. A notícia levou à reflexão:quando a "palmadinha" passa dos limites? Um pai de cabeça quente é capaz de enxergar esta linha?
Quais são os jogadores mais caros que o Brasil já vendeu?
por Artur Louback Lopes
Denílson é o campeão absoluto: 37 milhões de dólares. O valor pago pelo Betis, em 1997, pelo ex-atacante do São Paulo equivale à soma do que se pagou por Falcão (do Internacional para a Roma, por 9,4 milhões), Zico (do Flamengo para a Udinese, por 7,8 milhões), Careca (do São Paulo para o Napoli, por 5,3 milhões), Cerezo (do Atlético Mineiro para a Roma, por 7,8 milhões) e Romário (do Vasco para o PSV, por 6,5 milhões). E Denílson não é o craque brasileiro mais valioso do mundo: Ronaldo trocou a Internazionale de Milão pelo Real Madrid, em 2002, por 46 milhões. Para chegar à lista dos craques mais caros da história do nosso futebol, reunimos os dados das maiores negociações com clubes estrangeiros em várias épocas e corrigimos os valores de acordo com a inflação acumulada até hoje. Negócios envolvendo jogadores como parte de pagamento não foram contabilizados. Também não consideramos vendas com valores de salários acoplados. Por essa razão, a transferência de Pelé para o New York Cosmos, em 1975, ficou de fora da lista dos dez maiores negócios, apesar de ter envolvido 22 milhões de dólares (valor corrigido) - ficaria em segundo lugar. Como ele já tinha se aposentado do Santos, a bagatela foi toda para sua conta bancária, como salário por duas temporadas.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-jogadores-mais-caros-que-o-brasil-ja-vendeu
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
PARA QUEM GOSTA DE ADELE
Adele Laurie Blue Adkins, conhecida pelo nome artístico Adele, é uma cantora e compositora. Ela foi a primeira a receber o prêmio Critics' Choice do BRIT Awards e foi nomeada "artista revelação" em 2008 pelos críticos da BBC. Em 2009, Adele ganhou dois Grammy Awards de "Artista Revelação" e "Melhor Vocal Pop Feminino". Teve seu reconhecimento mundial ao lançar o álbum 21 e dominar as paradas de sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido com o single "Rolling In The Deep.
Adele Laurie Blue Adkins nasceu em Tottenham, Londres, em 5 de maio de 1988, primeira e única filha de Penny Adkins, ainda adolescente na época, que foi abandonada pelo então namorado, Mark Evans, pai de Adele, antes dela nascer. Devido a isso, Adele foi criado apenas pela mãe, e nunca teve nenhum relacionamento com seu pai.
Ela começou a cantar aos quatro anos, citando o extinto grupo pop britânico Spice Girls como uma grande influência em relação ao seu amor e paixão pela música, afirmando que "elas me fizeram o que sou hoje". Aos 9 anos, Adele e sua mãe, se mudaram para Brighton, e mais tarde, quando Adele tinha 11 anos, para Brixton, e depois para o vizinho distrito de West Norwood, ao sul de Londres.
West Norwood é, inclusive, o tema para primeiro single da cantora, intitulado "Hometown Glory", do álbum 19, escrito por ela aos 19 anos. Depois de se mudar para o Sul de Londres, Adele começou a se interessar por artistas de R&B, como Aaliyah, Destiny’s Child e Mary J. Blige.
Em 2006, Adele atraiu a atenção da XL Recordings com suas três demos no seu perfil no My Space e acabou por assinar com a gravadora. Desde a sua estreia, o álbum 19 de Adele foi aclamado pela crítica e foi um sucesso em vendas. O álbum estreou em número um e recebeu três certificações de platina no Reino Unido. Sua carreira de sucesso nos Estados Unidos começou após uma apresentação sua no programa Saturday Night Live em 2008. Adele lançou seu segundo álbum 21 em 24 de janeiro de 2011 na Inglaterra e em 22 de fevereiro nos Estados Unidos. O álbum foi um sucesso comercial e com a crítica, vendendo 208 mil cópias na primeira semana de vendas no Reino Unido estreando em primeiro lugar na UK Albuns Chart e também liderou as paradas de vendas em vários países. O CD também estreou muito bem nos Estados Unidos alcançando a primeira posição na Billboard 200 vendendo 352 mil cópias na primeira semana.
HUMOR - LOIRA ESCUTANDO VOZES
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Teste de QI de Einstein
Albert Einstein criou este teste de qi(raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.
Regras básicas para resolver o teste
1. Há 5 casas de diferentes cores;
2. Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
3. Esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação;
4. Nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida.
Dicas:
O Norueguês vive na primeira casa;
O Inglês vive na casa Vermelha;
O Sueco tem Cachorros como animais de estimação;
O Dinamarquês bebe Chá;
A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca;
O homem que vive na casa Verde bebe Café;
O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros;
O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill;
O homem que vive na casa do meio bebe Leite;
O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos;
O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill;
O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja;
O Alemão fuma Prince;
O Norueguês vive ao lado da casa Azul;
O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água
TENTE DEFINIR QUEM MORA EM CADA CASA...
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
CONCURSO DE REDAÇÃO - EXPOSIÇÃO SOBRE HIROSHIMA E NAGASAKI
domingo, 4 de dezembro de 2011
Cientistas descobrem “novo estado físico” da matéria
Por Stephanie D’Ornelas
Um programa de rádio de Londres (Inglaterra), da BBC, conta com plateia que pode assistir à gravação. Na última semana, essa pequena plateia foi testemunha de um experimento que redefine alguns conceitos básicos no mundo da física: aparentemente, descobriu-se uma espécie de “novo estado físico” da matéria.
Não é sólido, líquido e nem gasoso. Parece o estado de plasma, mas os cientistas da Universidade de Londres contam que é uma substância diferente, mais densa. E o teste para comprová-la não foi nada caro: foi preciso apenas um tubo de vidro e alguns produtos químicos, como ácido fosfórico e gás xênon, com custo total de 10 libras (cerca de 30 reais na conversão atual).
Para entender o que exatamente é esse novo estado, é necessário entender a sonoluminescência. Ela consiste da emissão de feixes luminosos levíssimos, originados de bolhas que estouram dentro de um fluido. Mas essas bolhas não estouram porque tocam em alguma superfície, e sim por estimulação sonora, daí o nome do fenômeno.
No experimento dos britânicos, apresentado à noite, foi possível ver claramente as faíscas de luz saindo e eclodindo das bolhas no tubinho. Quando uma bolha estoura em sonoluminescência, gera por uma fração de segundo a temperatura de 10 mil graus Celsius, o dobro da superfície do sol.
O que acontece nos bastidores desse fenômeno é uma cascata de elétrons. Com tamanha liberação de energia, todo o interior da bolha se torna ionizado, motivo pelo qual há liberação de luz ao estourar. Mas é importante lembrar que a bolha, em estado natural, não estoura; isso só acontece caso haja estimulação sonora.
Enquanto não estoura, essa composição de bolha ionizada se apresenta em um estado semelhante ao de plasma, embora não possa ser definido exatamente dessa forma. O conjunto de bolhas ionizadas, dentro do tubo, dá origem a esse novo estado físico que espantou a plateia no experimento ao vivo feito pelos pesquisadores londrinos.
Fonte: http://hypescience.com/cientistas-descobrem-novo-estado-fisico-da-materia/
sábado, 3 de dezembro de 2011
Por que só na Terra existe oxigênio?
Quando ocorreu o Big Bang, a grande explosão que deu origem a todos os planetas do sistema solar, a atmosfera da Terra era constituída de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2), nitrogênio (N2), amônia (NH3), ácido sulfídrico (H2S), metano (CH4) e água. Não havia oxigênio (O2) na sua composição. Acredita-se que a maior parte desse gás tenha sido produzida por microorganismos, como resultado do processo que chamamos de fotossíntese. "Os microorganismos capazes de realizar fotossíntese, respirando dióxido de carbono e liberando oxigênio, surgiram há mais ou menos 2,3 bilhões de anos", afirma o microbiologista Márcio Lambais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, SP. Cerca de 300 milhões de anos depois, o oxigênio já constituía 1% da atmosfera.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-so-na-terra-existe-oxigenio
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
sábado, 5 de novembro de 2011
Curiosidade - se a população cresce, o peso da Terra aumenta?
O peso da Terra aumenta se a população cresce?
Não. Tudo por causa da famosa lei da conservação da massa de Lavoisier: "nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
É claro que bilhões de seres humanos representam uma massa considerável - ainda mais em um mundo onde obesidade é palavra de ordem. Mas essa é uma massa reciclável: a mesma que hoje está no solo, amanhã estará na folha de alface e depois nas células do corpo de quem comer essa alface.
O mundo é constituído por um conjunto de partículas microscópicas que os cientistas chamam de átomos. Eles estão em constante transformação, "fabricando" tudo o que existe na natureza, incluindo nós, os humanos. "Quando um bebê está na barriga da mãe, ele se forma com os átomos dos alimentos que a mãe está consumindo. Nós vamos crescendo ao longo da vida também consumindo átomos dos alimentos. Por sua vez, os alimentos também se desenvolvem com os átomos das substâncias das quais se alimentam, criando uma cadeia que se recicla desde o começo dos tempos", explica Renato Las Casas, astrofísico da UFMG.