A Caaba é o santuário máximo dos mulçumanos. Localizada na mesquita Al-Haram, o nome significa “casa cúbica”, derivada do árabe Ka’b, “cubo”, por sua vez relacionado ao grego Kybos, que também é a origem do latim cubos e, dai, o português cubo. Apesar do nome, a Caaba não é perfeitamente cúbica, mas forma um prisma de base em trapézio: as medidas dos lados variam entre 11,03 e 12,70 metros, e a altura é de 12,1 metros. Ela é feita de tijolos irregulares de granito marrom, mas parece sempre preta por causa da cobertura de seda e ouro, que é reposta todos os anos, após a temporada de peregrinação.
De acordo com a tradição islâmica, o templo teria sido construído por Adão em pessoa, e é o primeiro edifício da humanidade. Durante a juventude do profeta Maomé, funcionava como um templo pagão – quando ele conquistou Meca, em 629, destruiu todos os ídolos local, menos a pedra preta. De acordo com a tradição, Maomé teria afirmado que ela era branca, mas ficou negra com os pecados da humanidade. A pedra hoje em dia são pedras: diversos fragmentos circundados por uma moldura de prata, presos à parede de um dos cantos da Caaba.
Seja qual for sua origem, a Caaba e a Pedra Preta são fundamentais na vida religiosa dos islâmicos. O prédio em si é fechado ao público, mas o que é um dos maiores pontos da vida religiosa do islâmico acontece em volta dele. Ao menos uma vez na vida, todo islâmico tem a obrigação de fazer a peregrinação a Meca, na chamada Hajj. O ritual tem várias partes, mas uma delas envolve dar sete voltas na Caaba. A cada volta, o fiel deve ao menos apontar para a Pedra Preta – alguns tentam beijá-la, mas a multidão torna isso difícil.
Aliás, dizer “multidão” não dá uma idéia do que ocorre. O Hajj acontece em cinco dias por ano, do dia 8 ao 12 do mês de Dhu al-Hijjah, o último do calendário islâmico. Como há 1,57 bilhão de islâmicos no mundo, e como todos têm a obrigação de visitar Meca pelo menos uma vez na vida, a cidade acaba sendo o mais movimentado destino “turístico” do planeta. No Hajj de 2010, 2,8 milhões de pessoas se concentraram na cidade de Meca, que normalmente tem 1,7 milhão de habitantes. Aproveitando a chance, o governo da Arábia Saudita está construindo em Meca uma torre de relógio de 601 metros de altura, que abrigará o maior hotel do mundo dentro dela, com 95 andares e 800 quartos de luxo, e um shopping Center na base. A torre fica bem ao lado da mesquita Al-Haram e tem atraído críticas do mundo islâmico.
Fonte: ABRIL COLEÇÕES. Curso preparatório do Enem 2011. Matemática: O cubo e a pedra. v1, p. 37, São Paulo: Abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário