quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desenvolvimento Sustentável – O que eu tenho a ver com isso?


Hoje em dia esse termo está na moda em todos os meios de comunicação, e muitos nem sabem o seu verdadeiro significado. Entende-se por desenvolvimento sustentável o progresso da sociedade humana nos diferentes setores (social, econômico, tecnológico) sem causar prejuízos ou danos permanentes para as próximas gerações.
Aí vocês podem se perguntar: o que eu tenho a ver com isso? Eu respondo com todas as letras: Tudo! Para estar envolvido, basta estar vivo neste exato momento!
O futuro de nosso planeta e de nossa sociedade depende de cada um de nós, e não somente de nossos líderes. Sendo assim, não podemos somente ficar esperando sentados que nossos governantes tomem atitudes para mudar nossos destinos. Temos que agir já, no hoje, no agora, para que possamos melhorar as condições de vida das gerações seguintes (nossos filhos, netos), pois eles já terão de enfrentar os desafios de suas épocas, e não merecem já nascer herdando uma condição desfavorável de nossa geração.
Portanto, algumas atitudes comuns de nosso dia-a-dia podem colaborar, e muito, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas. Aí vão elas:
  • Separar o lixo reciclável e destinar à coleta seletiva (disponível em vários bairros de Botucatu);
  • Usar o lixo orgânico para a construção de composteiras (para produção de húmus, útil para o plantio);
  • Evitar o desperdício de água (diminuir o tempo de banhos, limpar o quintal com vassoura ao invés de lavar com mangueira, reutilizar água da lavagem de roupas para lavar o quintal, reutilizar a água das chuvas para regar as plantas, fechar a torneira durante a escovação dos dentes e o ensaboamento da louça etc);
  • Dar preferência ao consumo de produtos ecologicamente corretos (produtos orgânicos, produtos que utilizam embalagens recicláveis ou que tenham pouca embalagem, etc);
  • Reduzir o consumo de produtos em geral (evitar “necessidades desnecessárias”) e reaproveitar materiais descartáveis (embalagens plásticas e vidrarias);
  • Separar o óleo de cozinha e de motores e destiná-los ao projeto “Óleo Fora D’Água” (coleta realizada na própria escola pelo professor Silvio);
  • Evitar o desperdício de energia elétrica (desligar da tomada aparelhos ligados no modo “Standby”, diminuir o tempo de banho, apagar as luzes ao sair do ambiente, não estender roupa atrás da geladeira, não deixar a geladeira aberta durante sua manipulação, trocar lâmpadas amarelas comuns por lâmpadas brancas conhecidas como “frias”, dar preferência à compra de aparelhos eletrônicos que consumam menos energia, etc);
  • Evitar o uso de sacolinhas plásticas em mercados, dando preferência às caixas de papelão, carrinhos de feira e bolsas a tira-colo para embalar os produtos;
  • Uso de transporte coletivo (ônibus e vans) ou realizar rodízio de carona para chegar ao trabalho e escola;
  • Dar preferência ao uso de biocombustíveis, como o etanol (álcool) à gasolina, pois são combustíveis renováveis, portanto, menos poluentes;
  • Caminhar, andar de bicicleta, patins, patinete, skate também colabora com a diminuição da emissão de poluentes, pois esses meios de transporte não usam combustível e, além disso, colaboram para uma vida mais saudável;

Portanto, conto com vocês para que nossos filhos e netos tenham melhores condições de vida e um futuro próspero!

Um abraço               Professor Fernando Portella (Ciências)

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