São 6 909 línguas diferentes faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950. Mas a maioria desses idiomas a gente quase não ouve: 6 520 línguas (cerca de 94% do total) estão na boca de apenas 6% dos habitantes da Terra, enquanto o restante da população mundial usa apenas 389 idiomas. Há pelo menos 172 línguas com pelo menos 3 milhões de falantes – do chinês ao tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, de Angola. Já entre as línguas “nanicas” estão idiomas que lutam para sobreviver. Existem quase 500 idiomas que correm o risco de ser extintos. Na China, o chinês predomina, mas há uma língua, o ayizi, com apenas 50 falantes, em um país com mais de 1 bilhão de pessoas.
ÁSIA - 33,6% dos idiomas: A Ásia é a Babel dos continentes: são 2 322 idiomas – 33% do total – praticados por lá. Além de ter a maior variedade, os asiáticos também têm o maior número de falantes – 3,6 bilhões, uma média de 1,5 milhão por idioma.
ÁFRICA - 30,5% dos idiomas: Os africanos falam 2 110 idiomas diferentes – em média, 344 mil pessoas para cada um! Em Moçambique, por exemplo, a língua oficial é o português. Mas lá você também pode ouvir maconde, chona, tonga e outros 40 idiomas.
AMÉRICA - 14,4% dos idiomas: Do Alasca à Patagônia, são 993 idiomas no continente, com a média de 50 852 praticantes cada um. Você sabia que se fala francês no Haiti? E holandês em Aruba? E que 700 mil mexicanos ainda falam maia, um idioma pré-colombiano?
EUROPA - 3,4% dos idiomas: São 234 idiomas no Velho Mundo, com 6,6 milhões de pessoas falando cada um. Entre as línguas de origem europeia, a mais pop é o espanhol, segunda mais comum do mundo, escrita e falada em 44 países por 329 milhões de “personas”.
OCEANIA - 18,1% dos idiomas: Apesar de ter apenas dois países grandes – Austrália e Nova Zelândia –, a Oceania tem dezenas de ilhotas, com centenas de dialetos, somando 1 250 variedades. O resultado: em média, cada idioma é praticado por apenas 5 144 pessoas
MAIS FALADA: A populosa China tem a língua mais executada: o chinês, com 1,2 bilhão de falantes em suas 14 variedades . O mandarim é uma delas – e é a mais falada, com 845 milhões de adeptos. O tipo de chinês menos popular é o min zhong, com 3,1 milhões.
MENOS FALADA: À beira da extinção, com apenas um falante remanescente, há várias línguas. É o caso do Iuo, de Camarões . O Brasil também tem idiomas na categoria UTI, como o catuquina, o lakondê e o sabanês.
PAÍS COM MENOR VARIEDADE: Cinco países e territórios são monoglotas – Coreia do Norte (100% coreano), Ilhas Malvinas (inglês), Território Britânico do Oceano Índico (inglês), Vaticano (latim) e Santa Helena (território britânico no Atlântico, onde só rola inglês).
PAÍS COM MAIOR VARIEDADE: Papua-Nova Guiné , arquipélago ao norte da Austrália, tem 830 línguas em uso – sem contar as 11 extintas! Em média, cada idioma é praticado por 4 624 papuas. O segundo país mais poliglota também vem da Oceania: em Vanuatu, falam-se 108 línguas.
IDIOMA ARTIFICIAL: A lista de línguas “inventadas” inclui só o esperanto , criado por um polonês no século 19. Línguas artificiais como o klingon (de Jornada nas Estrelas), o sindarin (de O Senhor dos Anéis) e o na’vi (de Avatar) ficaram de fora.
É DO BRASIL!: O português é a sétima língua mais falada do mundo. Somos 178 milhões de falantes em 37 países (sendo o Brasil o representante mais numeroso). À nossa frente, estão, em ordem decrescente, chinês, espanhol, inglês, árabe, hindi e bengali.
LÍNGUAS DE SINAIS: As linguagens feitas para surdomudos também entram no catálogo de idiomas. E, mesmo sem som, elas variam ao redor do mundo: são 130 tipos! Só a Suíça tem três códigos de sinais diferentes: a suíço-francesa, a suíço-italiana e a suíço-germana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário