O Bibliotecário Rogério Moraes está provocando os alunos da escola a responder alguns questionamentos e desafios. Aquele que responder corretamente concorrerá a um MP3. Leia as situações abaixo e tente responder:
PROVOCAÇÃO 1
Um homem tinha 5 bastões: 3 pretos e 2 vermelhos. Chamou três sábios conhecidos e, colocando-os sentados em fila indiana, propôs a eles um desafio: Dispôs atrás de cada um deles, aleatoriamente, um bastão de modo que cada um não via o seu próprio, mas era possível ao último da fila ver os dois da frente e, ao do meio, ver o do primeiro da fila. A este não era possível ver nada.
__ Perguntou ao último da fila: "Qual a cor de seu bastão"?
O qual respondeu: "Não sei".
__ Perguntou ao do meio: "Qual a cor de seu bastão?"
O qual respondeu: "Não sei".
__ Perguntou ao primeiro da fila:"Qual a cor de seu bastão?"
O sábio respondeu corretamente.
Então, qual a cor do bastão e como ele sabia?
PROVOCAÇÃO 2
O grupo aeronáutico europeu EADS apresentou, para 2050, um projeto de aviões-foguete que farão o trajeto Paris-Tóquio em duas horas e meia!
Estes aviões serão não-poluidores pois farão seu percurso na ESTRATOSFERA. Seriam aviões hipersônicos (ainda mais rápidos que os os chamados supersônicos)?
PERGUNTAS:
1) Quanto dura, hoje em dia, um voo Tóquio-Paris?
2) O que é e onde fica a estratosfera?
3) O que significa, exatamente, "supersônico"?
PROVOCAÇÃO 3
Manuel Bandeira (1886-1968), um dos maiores poetas da língua portuguesa, escreveu, entre tantos, um poema chamado " POEMA SÓ PARA JAIME OVALLE"(*). O nome do poema é dúbio: De um lado, diz que é dedicado a Jaime Ovalle (só para ele), de outro, sugere que o poema trata da solidão (é um poema só, solitário). La pelas tantas, se pode ler:
"... Então me levantei,Bebi o café que eu mesmo preparei, ..."
Os versos expressam a solidão do poeta que bebe o café preparado por ele mesmo. A solidão é um tema recorrente (**) em Manuel Bandeira. Esta solidão tem como causa a doença a qual ele era portador. O poeta morreu aos 82 anos após uma vida de grande produção poética.
PERGUNTAS:
1) Que doença Manoel Bandeira teve?
2) Qual a causa desta doença?
3) Desde quando passou a ter tratamento efetivo para esta doença?
Observações:
(*) Jaime Ovalle (1894-1955): Era compositor, poeta e instrumentista Paraense.
(**) Significa: "que vai em volta, frequente"
PROVOCAÇÃO 4
Uma determinada edição do Jornal Botucatuense "Diário da Serra" fala sobre a viagem de um grupo de pessoas da cidade aos Andes. Em determinado ponto, o jornalista diz que um dos grandes problemas enfrentados pelos viajantes é o peso da bagagem, que vai aumentando, conforme se sobe as Cordilheiras Andinas e se ganha altitude em relação ao mar.
O físico Isac Newton é autor de uma fórmula matemática que expressa o que ficou conhecido como a "Lei da Gravitação Universal", conforme se segue:
Onde:
m = massa do primeiro corpo;
M = massa do segundo corpo;
d = distância entre os corpos;
F= Força de atração gravitacional
K = constante gravitacional
Ou seja, a força de atração gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre estes corpos.
PERGUNTAS:
1) O jornalista acertou na sua interpretação acerca da origem do problema com a bagagem?
2) À luz da "Lei da Gravitação Universal" e em poucas palavras, discuta a afirmação do jornalista;
3) Que outra razão plausível (*) você encontraria para explicar as dificuldades encontradas com a bagagem?
Observação:
(*) significa: possível, provável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário