domingo, 18 de setembro de 2011

Um famoso teorema

O TEOREMA DE PITÁGORAS

Pitágoras – século 6 a. C. (C.580-C.; 500 a.C.)

“Em um triângulo reto, o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos.”

O teorema também pode ser escrito como uma lei geral: a2 + b2 = c2, onde “c” é o comprimento da hipotenusa (o lado oposto ao ângulo reto de um triângulo reto), enquanto “a” e “b” são os comprimentos dos outros dois lados. O Teorema de Pitágoras é um ponto de partida para a trigonometria, que possui muitas aplicações práticas, tais como calcular a altura de montanhas e medir distâncias.

Conta a lenda que Pitágoras estava andando no chão quadriculado de um templo no Egito. O piso tinha quadrados de cores alternadas. A sombra dos pilares caía obliquamente sobre os quadrados. As sombras e quadrados sugeriam diferentes padrões geométricos. Seu interesse pela geometria levou-o a estudar esses padrões a partir de ângulos diferentes e, em seguida, à descoberta da prova do teorema.

Pitágoras foi a primeira pessoa conhecida a dar seu nome ao teorema, mas não necessariamente o primeiro a provar a relação entre os lados de um triângulo retângulo. Nem foi quem primeiro o descobriu – já era conhecido pelos babilônicos quase mil anos antes de seu tempo. Pitágoras também foi o primeiro a descobrir que a Terra era uma esfera, descoberta confirmada por Eratóstenes.

Fonte: VERMA, Surendra. Ideias geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. [tradução Carlos Irineu da Costa]. 2. ed. Belo Horizonte: Gutemberg Editora, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário